Curso de Produção Fonográfica da UCPel lança CD


Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Um mês de trabalho intenso, quinze pessoas envolvidas, três músicos versáteis, sons e ritmos globais. Toda essa mistura deu origem ao CD Musicomundo, primeiro projeto experimental do curso de Tecnologia em Produção Fonográfica da Universidade Católica de Pelotas (UCPel). O lançamento será no dia 16, às 17h30min, no Jardim da Reitoria da Universidade, localizado no Campus I.

O CD foi inteiramente produzido no recém-inaugurado Estúdio de Produção Fonográfica da Católica, envolvendo alunos e professores do curso em gravação, edição, organização de pessoal, produção executiva e finalização. O resultado foi uma obra construída coletivamente, apresentando o trabalho do grupo Musicomundo, composto por dois alunos do curso e um músico convidado.

Influências do mundo inteiro marcam o estilo do grupo. Sons das culturas árabe, flamenca, africana, celta e uma pitadinha da gauchesca do Conesul dão o tom do trabalho. “É exclusivamente instrumental, com sabor internacional”, adiantou o produtor executivo do CD e também aluno do curso, Haroldo de Campos.

Foram de oito a dez horas diárias de estúdio para concluir o trabalho em um mês. “A gente pensa que gravar um disco é só entrar no estúdio e pronto. Mas há muito mais trabalho envolvido”, disse, ao salientar a participação da Agência Experimental de Publicidade (Agente) da UCPel na concepção da capa e do encarte. “Trocamos diversas ideias e o resultado final foi muito bom”, destacou.

Quem escutar o produto final vai encontrar sete faixas de composição do grupo Musicomundo e uma do folclore celta. A distribuição será institucional, e o CD será também um “cartão de visitas” da Universidade.

Musicomundo
Amigos desde a infância, naturais da Santa Vitória do Palmar, Davi “Batuka” Mesquita e Dione Silveira, ambos alunos de Produção Fonográfica, formaram um grande laço musical construindo e participando de vários projetos artísticos na região sul e arredores de fronteira internacional.

Do outro lado da fronteira, andarilho por essência, Fernando Farias, argentino, desde os vinte anos traça seu caminho latino-americano.

Em Pelotas, a pauta do destino cruzou as vozes de suas vidas. E da sincronia e afinidade deste contraponto nasce, sob a forma de melodia, o Musicomundo. O calor e efervescência dos instrumentos falam por si só, dispensando palavras, usando frases instrumentais, compostas de paixão e sentimento.

Ficha Técnica – CD Musicomundo
Direção Artística: Musicomundo – Técnico de Gravação: Lauro Maia – Mixagem: Lauro Maia, Dione Silveira, Davi “Batuka” Mesquita e Fernando Farias – Masterização: Marcos Abreu – Produção Executiva: Haroldo de Campos – Gravado no Estúdio do Curso Superior de Tecnologia em Produção Fonográfica da Universidade Católica de Pelotas – Musicomundo: Dione Silveira, Davi “Batuka” Mesquita e Fernando Farias – Fotografia: Henrique Gibbon – Concepção da Capa: Agência UCPel – Supervisão: Marcos Abreu  e Fabiane Villela Marroni

[Alunos do Curso Superior de Tecnologia em Produção Fonográfica: Davi “Batuka” Mesquita, Dione Silveira, Lauro Maia e Haroldo de Campos]
[Professores do Curso de Tecnologia em Produção Fonográfica: Marcos Abreu, Fabiane Villela Marroni]
Contatos: musicomundo@myspace.com

Faixas
1. Nataniel – Árabe flamenco – (Fernando Farias)
2. Berinbatuka – World (Davi Batuka)
3. Loncontraro – Jazz (Fernando Farias)
4. Running to the Bathroom – Celta (Fernando Farias)
5. Mi Less – Folclore celta
6. Aires de Milonga – Milonga (Dione Silveira)
7. Mundano – Fusão (Dione Silveira)
8. Saudade – Milonga (Dione Silveira)

Fonte: ucpel.tche.br