Uma das principais instituições de ensino de música de concerto no país, a Escola de Música da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA) vai dar início à seleção de novos alunos para o primeiro semestre de 2024.
Serão abertas 58 vagas para estudar, de forma totalmente gratuita, diversos instrumentos musicais, integrar a orquestra jovem da escola ou ainda praticar o canto em coro. As inscrições iniciam às 12h de segunda-feira, 9 de outubro, e vão até as 18h de sexta-feira, 20 de outubro, por meio de formulário que será disponibilizado na seção da escola do site da OSPA.
Na Escola da OSPA, os alunos têm a oportunidade de aprender com músicos que tocam na Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, fundação vinculada à Secretaria de Estado da Cultura. Para o primeiro semestre de 2024, serão abertas vagas para doze instrumentos: violino, viola de arco, violoncelo, flauta, oboé, clarinete, fagote, trompa, trombone, eufônio, tuba e percussão. Os interessados devem ter idade mínima de 8 anos completos na data de 4 de março de 2024 (início das atividades) e possuir o instrumento pertinente à vaga.
Além disso, os candidatos podem se inscrever para o Coro Infantojuvenil (8 a 12 anos) ou o Coro Jovem (13 a 20 anos). A orquestra formada por estudantes da Escola, a OSPA Jovem, também está com vagas abertas para a prática nas posições de fagote e teclado – para integrar o conjunto, os candidatos precisam ter mais de 14 anos.
As aulas terão início em 4 de março de 2024, e ocorrem no Palacinho (Av. Cristóvão Colombo, 300) e na Casa da OSPA (Av. Borges de Medeiros, 1.501), em Porto Alegre, distribuídas nos turnos de manhã, tarde e noite. Há vagas para pessoas de baixa-renda e com deficiência. Para todas as modalidades, o pré-requisito é estar matriculado no ensino regular ou ter concluído o ensino médio. As informações completas sobre a seleção estão disponíveis em edital, disponível no site da OSPA.
Sobre a Escola de Música da OSPA
Fundada em 1972, a Escola de Música da OSPA – Conservatório Pablo Komlós cumpre função fundamental para o fomento cultural no RS. Promove educação musical gratuita, oferecendo oportunidade de formação profissional de músicos de orquestra. Grande parte dos instrumentistas que hoje integram a OSPA estudaram na instituição, bem como muitos músicos que atuam em outras orquestras ou nas diferentes áreas da música, no Brasil e no exterior. Hoje a escola é dirigida por Diego Grendene de Souza e atende em torno de 300 alunos no Palacinho – Palácio do Vice-Governador (Avenida Cristóvão Colombo, 300). Todos os professores são instrumentistas da OSPA. A Escola da OSPA é mantida pela Fundação Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (FOSPA), vinculada à Secretaria de Estado da Cultura do RS.
Escola de Música da OSPA – Vagas para o primeiro semestre de 2024
Inscrições, matrículas e aulas gratuitas
Período de inscrições: das 12h de 9 de outubro às 18h de 20 de outubro de 2023
Edital: https://ospa.rs.gov.br/upload/arquivos/202309/27105257-edital-06-2023-revisado-escola21-09.pdf
Ficha de inscrição*: https://forms.gle/nTiK4vm8HSBT5aK1A
*Disponível a partir de 9/10.
Mais informações: site ospa.rs.gov.br/escola-de-musica, e-mail escolademusica.ospa@gmail.com e telefone (51) 3228-6737
Lei de Incentivo à Cultura
Patrocínio da Temporada Artística: Vero e Gerdau.
Patrocínio da Casa da Ospa: Banrisul, Vero, Panvel, Grupo Zaffari e Gerdau.
Apoio da Temporada Artística: Fraport e Imobi.
Realização: Fundação Ospa, Fundação Cultural Pablo Komlós, Secretaria da Cultura do RS, Ministério da Cultura, Governo Federal – União e Reconstrução. PRONAC: 212601.
Acompanhe a Fundação OSPA pelas redes sociais:
ospa.rs.gov.br
facebook.com/escoladaospa
facebook.com/ospabr
instagram.com/ospabr
twitter.com/ospabr
Fonte: Luiza Piffero
Leia também: O violonista e compositor Maithan lança seu álbum de estreia repleto de influências
Editor, gestor de conteúdo, fundador do ecult. Redator e pretenso escritor, autor do romance Três contra Todos. Produtor Cultural sempre que possível.
Faça um comentário