Álbum “Way Down South” é o primeiro de um artista brasileiro a concorrer ao troféu, o mais importante desse gênero musical.
Com 15 anos de estrada, a Igor Prado Band construiu, aos poucos e à custa de muito trabalho e talento, uma trajetória impressionante no cenário do blues internacional. O grupo liderado pelo cantor e guitarrista Igor Prado concretizou agora mais uma façanha: é o primeiro sul-americano indicado ao Blues Music Awards, uma espécie de Grammy desse seminal gênero musical.
“Way Down South”, trabalho com o qual disputa o troféu, chega com belos números na premiação. Ele foi o álbum mais tocado nos EUA em março e abril de 2015 segundo apuração feita pela empresa Living Blues Radio Charts em mais de 80 programações de rádio dedicadas ao blues nos EUA. No ano inteiro de 2015, faturou o sexto lugar, concorrendo com álbuns de Buddy Guy, ShemekiaCopeland e James Harman, entre outros astros.
O Blues Music Awards é realizado anualmente pela The Blues Foundation desde 1980. Sua 37ª edição ocorrerá no dia 5 de maio de 2016, em Memphis, Tennessee (EUA), no Cook Convention Center. A cerimônia terá a presença de Buddy Guy, Joe Bonamassa e Gary Clark Jr, entre outros, e Igor e sua banda estarão por lá. Imperdíveis jam sessions entre os indicados costumam ocorrer durante essa premiação.
A banda disputa o troféu na categoria “best new artist album” com seu mais recente trabalho, “Way Down South”, lançado nos EUA, Europa e Ásia pelo selo americano Delta Groove.O repertório traz 13 releituras de faixas de blues e rhythm and blues que influenciaram Igor, assinadas por autores seminais como Muddy Waters (“She’sGot It”), Ike Turner (“Matchbox”), Elmore James (“Talk to Me Baby”) e Lowell Fulson (“Baby Won’tYouJumpwith Me”).
Participam do CD blueseiros americanos do mais alto quilate, entre os quais MudMorganfield (filho de Muddy Waters), Kim Wilson (vocalista da banda FabulousThunderbirds), SugarayRayford, J.J. Jackson, Rod &Honey Piazza e o saudoso LynwoodSlim (1953-2014), um dos mentores de Igor e a quem o CD é dedicado. Em função dessas participações especiais, e do fato de o disco ser lançado pelo selo Delta Groove, ele acabou sendo creditado a Igor Prado Band & The Delta Groove All Stars. Mas a Igor Prado Band é o grupo base e está em todas as faixas.
O álbum traz como marcas a energia, a grande empatia entre os participantes, a espontaneidade e uma viagem por vários caminhos do blues, com Igor provando ser um anfitrião generoso e capaz de dividir com personalidade os espaços com seus convidados. As gravações foram feitas no Brasil e nos EUA.
A Igor Prado Band traz Igor Prado, seu irmão Yuri Prado (bateria), Denilson Martins (sax) e Rodrigo Mantovani (baixos acústico e elétrico). Em seu currículo, além de “Way Down South”, constam cinco outros álbuns, entre os quais “Blues & Soul Sessions” (CD e DVD), de 2012, e “BrazilianKicks”, de 2010, este último gravado em parceria com o saudoso cantor e gaitista californiano LynwoodSlim.
Canhoto e autodidata, Igor Prado iniciou a carreira profissional ainda adolescente. A trajetória internacional de sua banda foi impulsionada graças a indicações entre os melhores de 2007 pelas revistas Real Blues, do Canadá, e Blues Matters, da Inglaterra.
Desde então, ele e sua banda tocaram em mais de 30 países, participando de mais de 15 importantes festivais, entre os quais o Doheny Blues Festival (EUA) e oLucerne Blues Festival (Suíça).Ao seu lado nesses eventos, gente do porte de BonnieRaitt, Paul Rodgers, The Black Crowes, JimmieVaughan, George Benson, Crosby Stills & Nash e Ben Harper. Igor também é produtor de discos e de shows.
“She’sGot It”, com participação de MudMorganfield:
Onde comprar:
Itunes
Amazon (álbum digital)
www.igorpradoband.com
Editor, gestor de conteúdo, fundador do ecult. Redator e pretenso escritor, autor do romance Três contra Todos. Produtor Cultural sempre que possível.
Faça um comentário