No ano em que se completa três décadas da perda de Elis Regina, uma série de eventos no país dedica-se a homenagear o talento e a obra de um dos maiores ícones da música popular brasileira. Em Pelotas, o João Gilberto Bar realizou no mês de janeiro o encontro Elas cantam Elis, com cinco cantoras da região interpretando músicas que se tornaram clássicos na voz da “Pimentinha”. Agora, em julho, a mesma casa de shows recebe o segundo tributo à artista com o Especial Elis Regina, parceria da cantora pelotense Jana Brasil com o grupo RivoTrio Samba Jazz.
A concepção do projeto teve largada em 2011 quando Jana reencontrou os amigos e músicos jaguarenses Neto Fernandes e Uiliam Pimenta em Florianópolis. Imediatamente surgiram os papos de voltarem a tocar juntos e, conforme o planejado, formaram a banda Linha de Fundo. Com nove integrantes, o grupo acabou tornando-se inviável para viagens, conforme os elevados custos e a condição de conciliar as agendas.
Apesar da banda terminar, o baterista Fernandes e o tecladista Pimenta deram segmento às suas “vidas musicais” e uniram-se ao baixista Rafael Calegari para o projeto RivoTrio Samba Jazz. O nome é um trocadilho com o remédio, que era frequentemente utilizado pelo dono das baquetas. Agora, livre da dosagem, brinca que seu vício é a banda. “O RivoTrio é um produto consolidado em Santa Catarina e Paraná”, acrescenta um dos produtores do evento em Pelotas, Deco Rodrigues.
Para resgatar a parceria com a Jana, idealizaram esta homenagem a uma das maiores vozes brasileiras. “Os meninos sabiam da minha loucura pela Elis. Além de eu saber todo repertório dela, o fato de completar 30 anos de sua morte contribuiu na escolha por homenageá-la”, diz a cantora.
Serviço
O quê: Especial Elis Regina com Jana Brasil e RivoTrio Samba Jazz
Quando: na quarta-feira (18/07/2012), pós 20h30min, em Pelotas; sábado, pós 23h, em Rio Grande
Onde: João Gilberto Bar, na rua Gonçalves Chaves, 430, e Larus, na avenida Rio Grande, 498, praia do Cassino
Ingressos: antecipados em Pelotas por R$ 12,00 (primeiro lote) no Posto Cidadão Capaz, Papuera Bar e na casa do show. Em Rio Grande, não foi divulgado
Saiba mais sobre o evento em homenagem a cantora Elis Regina na edição impressa do Diário Popular desta terça-feira (17).
Por: Max Cirne
Fonte: diariopopular.com.br
Acesse: ecult.com.br/rivotrio
Editor, gestor de conteúdo, fundador do ecult. Redator e pretenso escritor, autor do romance Três contra Todos. Produtor Cultural sempre que possível.