Palavreio Avesso comemora o Aniversário da Palavraria. É um pocket que apresenta as canções de Leandro Maia e trechos dos contos de Jorge Falkembach. Voz, violão e leituras. Na mesma ocasião ocorre a sessão de autógrafos do livro Avesso, de Jorge Falkembach, de caráter biográfico, no qual o músico Leandro aparece como protagonista.
Considerado um dos dez melhores discos brasileiros de 2008 pela imprensa de Porto Alegre, Palavreio é um cd gravado de um livro e apresenta canção impregnada de literatura. A obra caracteriza-se como um tratado autoral em três partes sobre canção brasileira: Palavra de Papel (poemas), Palavra Dita (poemas recitados) e Canção, onde realiza o percurso da palavra falada à palavra cantada. Palavreio tem a produção musical de Pedrinho Figueiredo, integrante do quarteto de Renato Borghetti há 20 anos, e ilustrações de Jorge Herrmann, músico e artista plástico de prestígio na capital gaúcha. O disco conta com diversas participações especiais, como Hique Gomez (Tangos e Tragédias), Luciano Maia (Quartcheto) e Ernesto Fagundes (Os Fagundes), além de trazer a sonoridade de mais de 20 músicos do primeiro time do cenário gaúcho.
Dialogando com poetas, escritores e compositores como Luís de Camões, João Simões Lopes Neto, Manuel Bandeira, Mário Quintana, João Guimarães Rosa, Carlos Drummond de Andrade, Noel Rosa, Chico Buarque, Caetano Veloso, Vitor Ramil, entre outros, Leandro Maia depura o conceito de antropofagia e tropicalismo, misturando formas eruditas e populares. Em suas canções aparecem citações de Villa-Lobos, Lennon e Mcartney, Richard Wagner, J.S. Bach, Kurt Cobain, além de literatura de cordel, haikai e poesia concreta. Este trabalho também rendeu a Leandro Maia o Prêmio Açorianos de Música na categoria Revelação. (e-Cult)
leandro maiaLeandro Maia é cantor, violonista e compositor. Mestre em Letras – Pós Graduação em Literaturas Brasileira, Portuguesa e Luso-Africanas, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com a dissertação Quereres de Caetano: da canção à Canção, 2007. Licenciado em Música, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com o trabalho de conclusão O professor de música no trânsito entre dois mundos, 2002. Prêmio Açorianos – Revelação e Troféu Cultura RBS pelo Cd-Livro “Palavreio”. Vem realizando palestras e conferências no Brasil e no exterior sobre o tema ‘Poética da Canção’, palestra-show que já foi apresentada em diversos eventos e universidades do exterior. Atualmente vive na cidade de Pelotas, Rio Grande do Sul, onde se dedica ao trabalho artístico, à produção cultural e à docência junto ao Centro de Artes da UFPEL. Está lançando em setembro o disco infantil intitulado “Mandinho”, expressão típica da cidade de Pelotas para designar a primeira infância.
Saiba mais sobre a programação Especial 10 anos da Palavraria:
http://palavraria.wordpress.com
Editor, gestor de conteúdo, fundador do ecult. Redator e pretenso escritor, autor do romance Três contra Todos. Produtor Cultural sempre que possível.