Desde a invenção dos videogames, cada um – dentro de sua época e de seus gostos – tem na lembrança algum jogo. Aquele, que fazia o tempo fora da escola passar mais rápido. Que era uma desculpa para reunir os amigos em disputas de futebol e lutas. Que despertava a ânsia de vencer uma corrida ou de passar para a próxima fase.
Mas junto da recordação daquele jogo marcante, estava a música. Aquele som que caracterizava e diferenciava os jogos e os aparelhos de videogame. Muitas vezes, tão importante quanto o próprio jogo. Neste ano, o pelotense Alessandro Ferreira é o responsável por criar a canção oficial, que será marcada e repercutida durante a quinta edição da Feira Brasil Game Show (BGS), maior feira de games da América Latina.
Sonoridade Gamer
Desde os anos 80, o mercado brasileiro é invadido por consoles de jogos eletrônicos, como Atari, Mega Drive e Super Nintendo, aos novos XBox 360, Playstation 3 e Wii U. Um mercado bilionário, que tem no país sua representatividade máxima durante a Feira, realizada no mês de outubro em São Paulo.
A música oficial será veiculada em quase todos os produtos de divulgação do evento, proporcionando uma grande projeção do trabalho de Alessandro. Aos 36 anos, ele tem no currículo vários prêmios e indicações. Compositor, arranjador e sound designer, Alessandro usa técnicas avançadas para orquestração, através de samples e sintetizadores.
A música escolhida pela organização da Feira como tema possui cinco minutos de duração. Basicamente um punk/rock com timbres oitentistas repaginados. Mas saindo daquele clichê de solos de guitarra à velocidade da luz e sintetizadores exagerados. Uma cara nova, criada através da transformação da clássica sonoridade dos jogos de videogames dos anos 90, por meio de uma roupagem moderna, contextualizada com a evolução sofrida pelo mundo tecnológico de lá para cá.
Por: Diego Queijo
Fonte: diariopopular.com.br
Editor, gestor de conteúdo, fundador do ecult. Redator e pretenso escritor, autor do romance Três contra Todos. Produtor Cultural sempre que possível.