O sofá na rua chega com a sua edição de número 78, transformando-se em um grande picadeiro neste mês de julho em Pelotas.
No dia 17 de julho, o sofá na rua estará chegando com a sua edição de número 78. Nessa edição, o evento se transformará em um grande picadeiro, onde a imaginação e o experimentalismo estarão lado a lado para aflorar a inventividade do público presente!
Com a intenção de conglomerar diversas artes, o sofá na rua busca a integração cultural e artística como mote para fazer com que o seu público tenha a oportunidade de ver as artes integradas como uma porta aberta para a criação. Essa abertura para o lúdico terá suas cortinas abertas às 11h, com a feira de economia criativa e solidária, e vai até às 20h!
Sofá na Rua e suas atrações
Guido CNR apresenta “Classic”
Sobre o artista: Guido CNR, fundador da Banca CNR, MC desde 1997, com 12 discos lançados e muitos clássicos que atravessaram gerações. Durante esses 25 anos de rap e ativismo, tem sido referência para novos grupos e MC´s de toda a região Sul, se mantendo na cena em constante evolução, sem perder sua essência.
Sobre o projeto Classic: Com o objetivo de refazer os Clássicos do Guido CNR bem como dos projetos individuais que vem lançando ao longo dos anos, surge a ideia do projeto “Classic”, que tem como proposta de apresentar esses clássicos em formato de banda, valorizando as músicas que permeiam essa longa trajetória, elevando o nível nas produções e arranjos musicais nesse momento de amadurecimento da carreira.
Assim, a banda se apresenta do seguinte formato: na voz, Guido CNR, compositor, MC, ativista, produtor musical e cultural. No baixo, Lise Peres, violonista e baixista, bacharelanda em Música Popular pela UFPEL. Na guitarra, Myro Rizoma, músico multi-instrumentista, estudante e difusor da música em suas várias áreas. Na bateria, Gabriel Soares, produtor musical, pesquisador, bacharelando em Composição pela UFPEL. DJ Luan, atuando como DJ desde 2015, trazendo nos toca discos sua forma de expressão para conectar as pessoas através da música e da cultura hip-hop.
Músicos oriundos de universos diferentes, contribuindo, cada um, dentro da sua área, visando um trabalho homogêneo e maduro.
Atração cênica:
La perseguida
La Perseguida é um espetáculo centrado na figura do palhaço e visa um resgate das tradições circenses ao inspirar-se em números clássicos (gags) de palhaços do circo, teatro e cinema. O Teatro VagaMundo aposta na força do palhaço por acreditar que este, ao transgredir os padrões de comportamento e interação com a realidade, apresenta novas formas possíveis de relacionar-se com o mundo e com o outro. O espetáculo visa despertar através da interação com o palhaço a criança em cada um de nós, trazendo à
tona o prazer do contágio e do riso.
No espetáculo, Rabito espera pelo seu grande amor, como uma metáfora para tudo aquilo que perseguimos na vida. Lisandro Moura escreve sobre La Perseguida: “Estamos sempre em busca de um sentido maior para nossas vidas, para além do eterno presente. Sonhamos com o (im)possível sem nunca o atingir. Rabito vive a espera de sua tão “perseguida” amada, mas a vida já não é simpática àqueles que amam e que esperam. Tendemos a encarar a espera como um momento improdutivo, que insulta a lógica e o ritmo de nosso tempo.”
Celebrar
E nesse tempo em que vivemos, repleto de falta de tempo, Rabito vem para celebrar o encontro e desvelar o vazio como possibilidade de criação e descoberta. O palhaço, o ser que tem no presente sua força criativa, vive em La Perseguida o vazio da espera com a beleza dos sonhos, da estupidez e do erro, embriagando-se com a potência esperançosa da vida. “O palhaço, assim, devolve ao mundo o que a modernidade lhe roubou: a imaginação criadora e capacidade de reencantar a vida.”
La Perseguida está centrado no jogo direto entre o ator e o público, por acreditarmos ser esta a maior força do palhaço. Pela capacidade de improvisação e adaptação de Daniel Lucas, buscamos uma maior interação entre o universo desenvolvido em cena e o universo dos espectadores, pois é da diversidade dos universos em que habitam, palhaço e público, que pode surgir a leveza da alegria e o potencial revelador das relações.
Para nós La Perseguida, fundamentado em raízes circenses profundamente populares, é uma possibilidade de celebrarmos nossas diferenças em um misto de caos e festa, no qual podemos perceber-nos profundamente frágeis, perversos, belos e humanos.
Atração para as crianças:
ImproRiso – Rabito no teu sofá!
Vamos gargalhar juntos no sofá?
A proposta da ImproRiso é de deixar nosso “convívio” ainda mais “comriso”.
Palhaço Rabito de forma amorosa te convida através desse encontro a estar no presente, e permitir-se reinventar e surpreender-se com a vida. Afinal todos nós merecemos ter momentos de alegria no nosso dia a dia, de voltarmos a sermos crianças. Não é verdade? Aceita essa brincadeira?
Sofá na Rua – Edição º 78
Quando: 17 de Julho de 2022 – Domingo
Local: José do Patrocínio esquina com Conde de Porto Alegre (Em frente ao Galpão Satolep)
Horário: 11h às 20h
Novo horário
A organização do evento está intensificando a divulgação do novo horário do sofá na rua para o seu público. O intuito, a partir dessa edição, a #78, é começar o evento mais cedo – para acabar mais cedo também – com a ideia de que se possa aproveitar o dia, a fim de que o público possa curtir as atividades propostas para o evento, como também, a feira de empreendimentos criativos e solidários. A organização reforça o novo horário com a prerrogativa de que os produtores, e o grande público, consigam realizar essa troca.
Economia de empreendimentos criativos e solidários
A ideia é conglomerar, em um único espaço, diversas frentes da nossa cidade que tem a sua produção e colocam para venda em eventos de rua, assim como é o Sofá na Rua. Com isso, o público poderá chegar mais cedo, consumir produtos locais, ajudar no incentivo da cadeia produtiva da nossa cidade e dos nossos produtores, e ir embora mais cedo com segurança, tranquilidade e a certeza de que a produção da economia local está girando. Na edição de número 78, o sofá na rua contará com, aproximadamente, 30 empreendimentos expondo os seus produtos.
Microfone aberto
Reforçando a voz para as nossas escutas, o microfone do sofá na rua estará aberto para todas e todos que quiserem passar algum recado. O sofá na rua é um espaço de luta pelos direitos dos LGBTQIA+ e combate à homofobia. Portanto, o microfone estará aberto para uma discussão sobre o amor pleno e apoio total para com a diversidade. Quem quiser, está convidada(o) para assumir o mic e expor seu pensamento!
Cuidado com o lixo
Espaço de encontros e confraternizações, o sofá na rua busca reforçar o pedido de cuidado com o lixo e a conscientização diante da separação dos resíduos. Sejam eles orgânicos, vidros, metais, papéis e plásticos. Com isso, o evento contará com lixeiras e sacos pela rua conde de porto alegre e josé do patrocínio. Com o intuito de minimizar a sujeira agressiva que acaba ocupando o chão da rua por conta do alto público que comparece no evento.
Apoio
O Sofá na Rua faz parte do projeto Otroporto – Rede de Economia Criativa, com realização da Lei Federal de Incentivo à Cultura, financiamento da Secretaria Especial de Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal e patrocínio da Sagres, CMPC e CCGL.
Leia também: Cinco visitas virtuais para conhecer a cidade de Pelotas do seu computador
Editor, gestor de conteúdo, fundador do ecult. Redator e pretenso escritor, autor do romance Três contra Todos. Produtor Cultural sempre que possível.
Faça um comentário