Edição busca integrar o mês da consciência negra com atividades voltadas para a História do movimento negro em Pelotas e região com muita arte e música.
Em virtude da mostra OHÚM – Mostra de Cinema Negro de Pelotas, a edição de número 82 irá acontecer até às 21h.
No próximo domingo (06), o sofá na rua irá realizar uma edição muito especial, alusiva ao mês da consciência negra e com atrações que busquem impactar e conscientizar o público quanto ao acervo cultural que a comunidade negra pertencente dos espaços da cidade constrói e construiu em Pelotas e região. Nesta edição de número 82, o movimento, que recentemente comemorou 10 anos de existência, vai receber inúmeras atrações.
Como já é de costume, o evento contará com a feira de economia criativa e solidária, procurando fomentar a cadeia produtiva dos empreendimentos locais, convidando o seu público para o consumo local e o prestígio aos produtores e as produtoras da região.
Sofá na Rua – Edição o 82
Quando? Domingo, 06 de novembro de 2022
Onde? José do Patrocínio, esquina com Conde de Porto Alegre (Em frente ao Galpão
Satolep)
Horário? 11h às 21h
Batucantada
O dia de atrações vai começar com a Introdução a percussão para crianças com a BATUCANTADA.
A BatuCantada é um coletivo percussivo feminino criado em 2022 na cidade de Pelotas – RS. O projeto tem como objetivo a transmissão dos saberes musicais dos instrumentos de percussão presentes na cultura popular através de oficinas que tem como público alvo mulheres, priorizando aquelas de comunidades periféricas da cidade.
Essas mulheres são em maioria negras, parte da comunidade LGBTQIA + e que atuam ou gostariam de atuar como ritmistas em entidades carnavalescas. Atualmente a BatuCantada é viabilizada através da parceria da mestra Vanessa Ramos com o Instituto Hélio D’Angola que tem sede na comunidade das Doquinhas no Porto Pelotense. Os instrumentos usados nas oficinas são do Projeto de Extensão em Percussão da UFPEL. Para conhecer mais sobre o projeto, basta procurar pelo perfil no instagram: @Batucantada.
Preto no Sapato
Seguindo a tarde de atrações, o Sofá na rua terá como atração musical o show PRETO NO SAPATO! O show Preto de Sapato vem compartir, através da arte e da música, histórias e memórias de ancestrais negros na cidade de Pelotas/RS. Histórias que, transmitidas e narradas de geração em geração, dão continuidade ao saber e fazer negro: um importante legado de patrimônio e identidade cultural.
Os orixás, a espiritualidade e as águas do Arroio São Gonçalo são rememorados e musicados na voz de Eduardo Freda ao lado de Davi Batuka, Myro Rizoma e Douglas Ribeiro, no palco, e conta com produção de Bárbara Hypolito. O título Preto de Sapato faz referência ao fato de que os negros que tinham sapatos eram alforriados e os que andavam descalços ainda eram cativos.
Numa mistura entre orgânico e digital, Preto de Sapato relaciona passado e presente, um resgate à memória a fim de construir um futuro mais possível através da arte. Como uma homenagem a todos que vieram antes, pavimentando o caminho para que pudéssemos estar aqui hoje dando continuidade aos seus legados, desconstruindo a cultura da branquitude, do racismo estrutural e do apagamento das nossas memórias. Através da música, importante instrumento de transformação e inclusão, que tem no poder da arte e do conhecimento armas contra o sistema repulsivo que enfrentamos dia-a-dia.
Mostra de Cinema Negro de Pelotas Ohúm
Para encerrar esse dia especial de festividades, o Sofá na rua recebe a MOSTRA DE CINEMA NEGRO DE PELOTAS OHÚM! Ocupando espaços na cidade, de maneira itinerante, a mostra chega ao sofá no dia 06 e encerrará o seu percurso no dia 27 de novembro. Com a retomada das atividades presenciais, a Ohún se fez presente em vários eventos culturais da cidade de Pelotas no ano de 2022, e no mês de novembro não será diferente. Em parceria com o Sofá na Rua, Mostra Cine Céu do Porto, Cine UFPel e Cinemateca Capitólio,a programação contará com a exibição do longa-metragem “Marte Um”, dirigido por Gabriel Martins, mais de 35 curtas-metragens, dentre eles documentários, ficções, videoclipes e contará com a presença da diretora e roteirista Gautier Lee na sessão do dia 19 de Novembro na Mostra Cine Céu do Porto recebe Ohún. A 6a edição da Ohún conta com os apoios da OTROPORTO, Cine UFPel, Cacine UFPel, Pet Artes Visuais, StayBlack, Sofá na Rua, e Campos Neutrais Produções.
Sofá na Rua
O Sofá na Rua se manifesta enquanto movimento cultural de ocupação de espaços públicos e debate sobre a cidade, entendendo a importância em fomentar o trabalho dos artistas independente da cidade desde de 2012. Hoje, o Sofá na Rua está formalizado enquanto uma Associação sem fins lucrativos e organizada em Rede, estabelecendo comunicação com municípios brasileiros mapeados pela coordenação da Rede Sofá na Rua Brasil.
Ainda no mês de novembro acontece a primeira edição do Sofá na Rua Porto Alegre e Imersão Sofá na Rua em Rio Branco/Uy para agentes e artistas interessados em integrar a equipe do território fronteiriços.
O Sofá na Rua faz parte do projeto OTROPORTO – Rede de Economia Criativa, com realização da Lei Federal de Incentivo à Cultura, financiamento da Secretaria Especial de Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal e patrocínio da Sagres, CMPC e Termasa/Tergrasa.
Editor, gestor de conteúdo, fundador do ecult. Redator e pretenso escritor, autor do romance Três contra Todos. Produtor Cultural sempre que possível.
Faça um comentário