Octeto do Polyphonia Khoros (SC) é o primeiro grupo a circular pelo Estado, neste ano.
Com o objetivo de formar novos ouvintes musicais, o Sonora Brasil Sesc 2013 chega ao RS, em agosto, com as turnês do Octeto do Polyphonia Khoros (SC) e do Quinteto Brasília (DF). Ainda neste ano, os gaúchos poderão conferir Duo Cancionâncias (MS/RS) e Quarteto Belmonte (RJ). Os grupos serão atração nas seguintes cidades: Porto Alegre, Novo Hamburgo, Montenegro, Camaquã, Pelotas, Alegrete, Santa Rosa, Passo Fundo e Ibirubá. A primeira apresentação acontece em Porto Alegre, às 20h do dia 3 de agosto, quando o Octeto do Polyphonia Khoros sobe ao palco do Teatro do Sesc (Av. Alberto Bins, 665). Todas as apresentações do Projeto Sonora Brasil Sesc têm entrada franca.
O biênio 2013/2014 do Sonora Brasil Sesc tem como temas “Tambores e Batuques” e “Edino Krieger e as Bienais de Música Brasileira Contemporânea”. Neste ano, o Rio Grande do Sul recebe as apresentações dos grupos com a temática “Edino Krieger e as Bienais de Música Brasileira Contemporânea”. Já a temática “Tambores e Batuques” chegará ao Estado, em 2014. Neste segundo tema, um dos grupos em turnê pelo Brasil é o Alabê Ôni, formado pelos gaúchos Richard Serraria, Kako Xavier, Pingo Borel e Mimmo Ferreira.
A temática “Edino Krieger e as Bienais de Música Brasileira Contemporânea” traz à tona a força deste compositor reconhecido pela importância para o desenvolvimento da música no Brasil e que teve reverenciada atuação também como crítico e produtor musical, criador do mais importante evento da música contemporânea no país, as Bienais de Música Brasileira Contemporânea, que em 2013 chegam à 20ª edição. Os programas apresentam, além da música de Edino, obras de compositores diversos que foram apresentadas nas Bienais. O Quinteto Brasília apresenta composições escritas para instrumentos de sopro; o Quarteto Belmonte, a obra para cordas; o Octeto do Polyphonia Khoros, a obra para canto coral; e o Duo Cancionâncias, para violão e canto.
A turnê do Octeto do Polyphonia Khoros (SC) pelo RS acontecerá entre os dias 3 e 12 de agosto. Já de 29 de agosto a 7 de setembro, os gaúchos conhecerão o trabalho do Quinteto Brasília (DF), de 31 de outubro a 9 de novembro, do Duo Cancionâncias (MS/RS), e de 30 de novembro a 10 de dezembro, do Quarteto Belmonte (RJ).
Sobre o Sonora Brasil Sesc – A cada nova edição, o Sonora Brasil consolida-se como o maior projeto de circulação musical do país. A ação possibilita às populações o contato com a diversidade da música brasileira e contribui para o conjunto de ações desenvolvidas pelo Sesc, visando à formação de plateia. O projeto tem a proposta de despertar um olhar crítico sobre a produção e sobre os mecanismos de difusão de música no país. Todas as apresentações são essencialmente acústicas, valorizando qualidade das obras e de seus intérpretes. Até dezembro deste ano, serão realizadas 450 apresentações em 128 cidades. Desde a sua primeira edição, em 1998, já passaram pelo Sonora Brasil cerca de 60 grupos, em mais de 3.500 apresentações por todo o país, alcançando um público superior a 500 mil espectadores.
Raízes do Bolão, Samba de Cacete da Vacaria, Raízes do Samba de Tócos, Alabê Ôni, Quinteto Brasília, Quarteto Belmonte, Octeto do Polyphonia Khoros e Duo Cancionâncias são os grupos que constam nas programações 2013/2014, que se identificam com o desenvolvimento histórico da música no Brasil. Em 2013, o primeiro tema (Tambores e Batuques) circula pelos estados das regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste, enquanto o segundo (Edino Krieger e as Bienais de Música Brasileira Contemporânea) segue pelos estados das regiões Sul e Sudeste. Em 2014, procede-se a inversão para que os grupos concluam o circuito nacional.
Outras informações podem ser obtidas nas Unidades do Sesc que recebem a atração ou através do site www.sesc-rs.com.br/artesesc. O cronograma completo pode ser conferido abaixo.
Programação:
Circuito – Octeto do Polyphonia Khoros (SC)
3 de agosto – Porto Alegre
4 de agosto – Novo Hamburgo
5 de agosto – Montenegro
6 de agosto – Camaquã
7 de agosto – Pelotas
8 de agosto – Alegrete
10 de agosto – Santa Rosa
11 de agosto – Passo Fundo
12 de agosto – Ibirubá
Circuito – Quinteto Brasilia (DF)
29 de agosto – Porto Alegre
30 de agosto – Novo Hamburgo
31 de agosto – Montenegro
1º de setembro – Camaquã
2 de setembro – Pelotas
4 de setembro – Alegrete
5 de setembro – Santa Rosa
6 de setembro – Ibirubá
7 de setembro – Passo Fundo
Circuito – Duo Cancionâncias (MS/RS)
31 de outubro – Porto Alegre
1º de novembro – Novo Hamburgo
2 de novembro – Montenegro
3 de novembro – Camaquã
4 de novembro – Pelotas
6 de novembro – Alegrete
7 de novembro – Santa Rosa
8 de novembro – Ibirubá
9 de novembro – Passo Fundo
Circuito – Quarteto Belmonte (RJ)
30 de novembro – Porto Alegre
1º de dezembro – Novo Hamburgo
2 de dezembro – Montenegro
3 de dezembro – Camaquã
4 de dezembro – Pelotas
6 de dezembro – Alegrete
8 de dezembro – Santa Rosa
9 de dezembro – Ibirubá
10 de dezembro – Passo Fundo
Por: Enfato Multicomunicação
Editor, gestor de conteúdo, fundador do ecult. Redator e pretenso escritor, autor do romance Três contra Todos. Produtor Cultural sempre que possível.