Evento celebra o podcast Sereno Canto, que mescla música com contos, histórias e temas folclóricos. O músico Thiago Ramil recebe os artistas participantes do projeto no dia 22/09, a partir das 20h, no Theatro São Pedro, em Porto Alegre. Conversamos com exclusividade com o Thiago para saber mais. Confira!
Através de contos regionais e estórias inéditas, o podcast Sereno Canto apresenta sete episódios que tratam da serenidade que ambienta o momento do sono. Para o espetáculo de lançamento, música e narrativa se complementam, com a presença dos convidados da série: o psicólogo Raul Jung; a Kujá (pajé) do povo Kaingang, Iracema Gah Téh Nascimento; a violinista, compositora e professora Clarissa Ferreira; o educador social Maurício Alves; a professora indígena Mbyá-Guarani, Maria Ortega; o professor, ator e dramaturgo Pedro Bertoldi e a fundadora e coreógrafa do Afro-Sul Odomodê, Iara Deodoro.
A estética e sonoridade de Sereno Canto valoriza o ato de embalar, cantarolar e criar universos ao preparar a si mesmos e aos outros para o dormir. Com isso, o Acalanto torna-se uma ferramenta sensível e eficaz no tratamento de questões relacionadas à saúde mental de pessoas de todas as idades, como ansiedade e distúrbios do sono. No palco, o músico Thiago Ramil interpreta as composições criadas para o podcast, contando com a participação dos músicos Dona Conceição e Clarissa Ferreira.
“Em termos gerais, os acalantos são muito diversos, pois estão presentes em muitas e diferentes culturais pelo mundo”, destaca Thiago. “Todavia algumas características são marcantes como o embalo cíclico e ritmado, o andamento lento, a melodia doce, a voz sussurrada … Penso que um aspecto importante é a questão do repetição cíclica da estrutura da música, a manutenção de um pulso (andamento) lento e estável, pois é algo que traz segurança entre a presença (do som) e a ausência (do som)”, completa o músico.
O projeto Sereno Canto tem propostas múltiplas. No dia 22/09, também será disponibilizado online um álbum visual da série de episódios, no canal do Youtube do projeto: https://www.youtube.com/@serenocanto. No site do projeto, estará acessível o livro digital com ilustrações e as histórias escritas. O link é https://www.serenocanto.com.br/.
Acalantos acompanham o músico desde cedo
Thiago relembra a sua aproximação com o gênero do acalanto: “A referência dos acalantos vem do berço mesmo. A minha avó materna, Dona Dalva sempre cantou e contou histórias pra gente antes de dormir. Minha mãe também manteve essa prática conosco e isso, certamente inspirou esse trabalho. O projeto acabou surgindo na interface entre a música e a psicologia (área que me graduei), iniciamos esse trabalho em 2012 como um projeto de extensão universitária, em que realizávamos (eu e o Raul Jung) atividades de acalanto em que contávamos histórias e cantávamos canções em uma casa de acolhimento vinculada ao município de Porto Alegre”.
Voltada para o sossego e a calma, a atividade do show é livre para todos os públicos, com indicação para a infância e juventude. Com ambientação intimista, o intuito é provocar relaxamento e reflexão. E, mais ainda, o processo de criação no projeto foi impactante para a carreira de Ramil. Ele comenta pois que “o trabalho de pesquisa e prática do acalanto é algo que me influenciou muito como compositor e cantor. No âmbito da composição, sempre me interessou a ambivalência entre leva e peso presente nas canções de ninar, onde uma melodia doce, muitas vezes, abre espaço para uma temática densa. Isso é algo que carrego como uma importante referência no meu trabalho como compositor. No âmbito do cantar, a emissão da voz em tom sussurrando, íntimo e leve é também uma importante característica que levei para o meu trabalho como cantautor”.
O show Sereno Canto acontece às 20h, no dia 22/09, no Theatro São Pedro. Tem entrada gratuita, com retirada de ingresso na recepção do Multipalco, das 13h30 às 18h, até o limite de quatro ingressos por CPF. No dia do evento, os tickets podem ser retirados na bilheteria do TSP, uma hora antes do show.
O projeto cultural de podcast, álbum visual e livro digital tem curadoria de Thiago Ramil e Geórgia Macedo e produção de Geórgia e Lorena Relva. O projeto tem patrocínio master da Companhia Zaffari e patrocínio do Banrisul, através da Lei de Incentivo da Secretaria de Cultura do RS e Governo do Estado (PRÓ-CULTURA) – @proculturars e @sedac_rs)
Saiba mais:
As informações sobre todos os episódios e os links para ouvir estão disponíveis no site https://www.serenocanto.com.br Para participar e contratar atividades sócio-culturais do Sereno Canto em escolas e centro de ensino, o contato pode ser feito no site e pelo Instagram do projeto.
E FIQUE DE OLHO:
A agenda de Thiago Ramil não para. Ele nos conta quais as próximas atividades:
“Além das questões do Sereno Canto, tenho prevista uma circulação pelo Sudeste com o espetáculo “Insistir em Acreditar” junto com o músico e compositor Dona Conceição, a qual se encerra com show no SESC TIJUCA (RJ) dentro da programação do Edital SESC CONVIDA.
Em suma, há previsão de que até o final do ano sejam feitas apresentações do projeto Casa Ramil em São Paulo e no Rio de Janeiro em show de lançamento do álbum recentemente disponibilizado nas plataformas de streaming. Também irei realizar a circulação com espetáculo “Goj Tec Goj Ror – Água Redendo e Comprida” na qual assino a composição da trilha e faço a execução ao vivo”. Imperdível.
SERVIÇO SERENO CANTO
Show Sereno Canto
Dia: 22/09
Horário: 20h
Local: Theatro São Pedro – Praça Mal. Deodoro, S/N – Centro Histórico, Porto Alegre – RS
Ingressos: GRATUITO – Retirada de ingresso na recepção do Multipalco, das 13h30 às 18h, até o limite de quatro ingressos por CPF. No dia do evento, os tickets podem ser retirados na bilheteria do TSP, uma hora antes do show.
Desde 2008, na área de produção cultural, a Imagina Conteúdo Criativo, coordenada por Yara Baungarten e Rodrigo dMart, presta consultoria e desenvolve projetos em artes visuais, música, literatura, histórias em quadrinhos, vídeo, televisão, fotografia, arquitetura, folclore e patrimônio cultural.
Faça um comentário