Na terça-feira, 29 de abril, dia do seu aniversário de nove anos, a Fundação Ecarta lança o catálogo da exposição Chico Machado: Aparelhos que fazem Zóing!. Financiada pelo edital do Fundo de Apoio à Cultura (Pró-Cultura/RS FAC), a mostra, em cartaz desde março, é a primeira da instituição a receber um projeto educativo. “Neste trabalho, o artista defende que a arte está presente na experiência singular que temos com os objetos e não neles próprios. Valorizando a experiência, podemos, portanto, entender que as propostas desta exposição expandem-se para além das instalações da galeria de arte”, sintetiza Leo Felipe.
O catálogo, de 48 páginas, é ilustrado com fotografias de Juliana Lima e Igor Sperotto, e traz texto do presidente da Fundação Ecarta, Marcos Fuhr; do gerente artístico da galeria e curador da exposição, Leo Felipe; da responsável pelo projeto educativo, Claudia Hamerski; e uma entrevista com Chico Machado. O projeto gráfico é da Pubblicato, e o designer responsável é Vitor André Rolim de Mesquita. A distribuição é gratuita.
A MOSTRA
A exposição traz uma série de aparelhos sonoros, espécie de esculturas das quais se é possível obter sons pelo manejo de suas partes. Eles constituem um desdobramento das pesquisas de Chico Machado, que, desde a década de 1990, desenvolve trabalhos explorando a sonoridade, a visualidade, o movimento, bem como os modos de apresentá-los ao público. E para proporcionar novos conhecimentos, percepções da realidade e possíveis articulações entre as múltiplas linguagens, este projeto engloba ações educativas. Por meio da mediação e de outros eventos pedagógicos, pretende-se motivar a sociedade em geral e alunos e professores das redes públicas e privadas de ensino a envolverem-se com as produções estéticas contemporâneas.
Chico Machado: Aparelhos que fazem Zóing! fica em cartaz na Galeria Ecarta até o dia 11 de maio. A visitação pode ser feita de quartas a segundas-feiras, das 10h às 19h, e nos domingos das 10h às 17h.
O ARTISTA
Chico Machado (João Carlos Machado) é artista plástico, performer e professor de Artes Visuais, com mestrado e doutorado em Poéticas Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atuando também na área musical, realizou diversas exposições individuais e coletivas desde 1991. É professor do curso de graduação em Artes Visuais e do pós-graduação em Artes (especialização) do Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Recebeu o Prêmio Aquisitivo no V Salão Nacional Victor Meirelles de Artes Plásticas, em Florianópolis, Santa Catarina (1997), o V Prêmio Açorianos de Artes Plásticas, destaque em escultura, em Porto Alegre (2011), e foi o vencedor do I Concurso Goethe de Artes Plásticas, em Porto Alegre (2000).
Exposição CHICO MACHADO: APARELHOS QUE FAZEM ZÓING!
Lançamento do catálogo: 29 de abril de 2014, terça-feira, às 19h
Distribuição gratuita
Visitação da mostra: Até 11 de maio, de quartas a segundas-feiras, das 10h às 19h (domingos das 10 às 17h)
Visitas com mediador: Segundas, quartas e sextas-feiras, às 10h, 14h e às 15h30min
Onde: Galeria Ecarta (Av. João Pessoa, 943 – Porto Alegre)
Quanto: Entrada franca
Informações, inscrições para as atividades pedagógicas e agendamento de visitas: 51 4009.2971
Web: www.ecarta.org.br | www.facebook.com/galeriaecarta
Nas redes sociais: #zoing
Realização: Fundação Cultural e Assistencial Ecarta
Financiamento: Pró-Cultura RS FAC e Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul
Apoio: Sinpro/RS, Santander Cultural e Cerveja Província
Fonte: Jornalista Dóris Fialcoff
Editor, gestor de conteúdo, fundador do ecult. Redator e pretenso escritor, autor do romance Três contra Todos. Produtor Cultural sempre que possível.