Na quinta-feira, 22 de outubro, às 19h, será lançado na Galeria Ecarta o livro “Transição e queda”, dos artistas Eduardo Montelli, Jonas Arrabal e Mayra Martins Redin, com colaboração de Daniela Mattos e Gabriela Motta e apoio da Fundação Ecarta e do Largo das Artes, da Capital carioca. A obra, que terá distribuição gratuita, faz parte do projeto de intercâmbio artístico “Transição e queda: proposições para construção de meios”, selecionado na 11ª Edição do Programa Rede Nacional Funarte Artes Visuais, do Ministério da Cultura.
A ideia do projeto surgiu do desejo dos três autores de desenvolver proposições artísticas juntos, apesar de viverem em cidades distantes – Porto Alegre e Rio de Janeiro. “Pensamos em investigar as possibilidades de uma prática artística coletiva à distância, evidenciando a noção de “intercâmbio” para além do deslocamento e do encontro físico, tendo como motor a própria distância geográfica e o afastamento que o ritmo veloz da vida cotidiana nos impõe”, explicam os artistas. “Ao longo do desenvolvimento, nos dedicamos ao exercício constante de trocas fazendo uso dos diversos meios de comunicação (principalmente Correios, internet e telefone). Este processo foi um desafio que nos estimulou a inventar modos e meios de trabalharmos coletivamente, enfrentando e resistindo à tendência de afastamento.”
“Transição e queda” instaura um espaço para a reflexão poética sobre o fazer artístico e suas possibilidades de alcance do outro. Além de um blog (www.transicaoequeda.tumblr.com) e do livro, em maio de 2015 foi realizada uma exposição, de título homônimo, que se expandiu entre dois espaços expositivos diferentes e distantes geograficamente (Galeria Largo das Artes, no Rio de Janeiro, e Galeria Ecarta, em Porto Alegre).
A PUBLICAÇÃO
Pensada como um livro-catálogo experimental, a obra apresenta registros fotográficos de trabalhos presentes na exposição, textos das curadoras Daniela Mattos e Gabriela Motta sobre suas visões acerca do projeto e uma série de outras proposições artísticas selecionadas por Eduardo, Jonas e Mayra a partir do que desenvolveram em diálogo durante o projeto. A maneira como as imagens e textos surgem ao longo das páginas sugere relações imprecisas, diálogos incompletos, pontos de identificação e diferença entre os seus pensamentos e as suas práticas. “Gostaríamos de compartilhar esse processo com os leitores, entendendo que este é um dos principais meios de endereçamento e troca de nosso projeto. O livro não representa a conclusão de nosso intercâmbio, mas uma das partes desse múltiplo movimento que segue vivo e deseja incorporar seus tropeços, suas falhas, incompletudes e tentativas”, finalizam os autores.O projeto gráfico e a produção gráfica são de Bianca Muto e edição é da Dinâmica Gráfica e da Editora Pingado-Prés.
SOBRE OS AUTORES
Eduardo Montelli
Tem 25 anos, vive e trabalha em Porto Alegre. É mestrando em Poéticas Visuais pelo PPGAV/UFRGS. Trabalha com projetos gráficos, projetos para a internet, fotografia, vídeo, texto e instalações a partir de leituras e de experiências cotidianas e de memórias pessoais, dele e dos outros.
Jonas Arrabal
Nascido em Cabo Frio (RJ), tem 30 anos e é mestrando em Processos Artísticos pelo PPGARTES/UERJ. Vive e trabalha no Rio de Janeiro. Na sua obra, questões como permanência/impermanência, memória/esquecimento, estabelecendo relações com o teatro, cinema e a literatura por meio da escrita, da voz e da narrativa.
Mayra Martins Redin
Nasceu em Campinas, tem 32 anos, vive e trabalha no Rio de Janeiro. É doutoranda em Processos Artísticos pelo PPGARTES/UERJ. Em sua trajetória artística, trabalha as questões relacionadas à imagem e à palavra, pensando os limites entre o visível e o invisível, o registro e a memória, a intimidade e a troca a partir de objetos, colagens, instalações e desenhos.
Daniela Mattos
Artista, educadora e curadora independente, na área de performance, fotografia, videoarte e escrita de artista. É doutora pelo Núcleo de Estudos da Subjetividade, PEPG/PC-PUC-SP. Participou de exposições, mostras de vídeo e publicações no Brasil e exterior. Como educadora, dentre outros trabalhos, atuou na Escola de Artes Visuais (EAV) do Parque Lage (RJ) e elaborou atividades temporárias e performances em contextos educacionais na École d’art d’Avignon (França) e no Departamento de Artes Visuais da University of Chicago (EUA).
Gabriela Motta
É curadora, crítica e pesquisadora em Artes Visuais. Desenvolve pesquisa de doutorado sobre o artista Nelson Felix na Escola de Comunicação e Artes (ECA) da USP. Fez parte da curadoria do Prêmio Marcantonio Vilaça CNI-SESI/2014, Rumos Itaú Artes Visuais e do grupo de críticos do Centro Cultural São Paulo. Desenvolveu projetos com as instituições MAC – USP, MAC Niterói e Fundação Iberê Camargo.
Lançamento do livro TRANSIÇÃO E QUEDA
Dos autores Daniela Mattos, Eduardo Montelli, Gabriela Motta, Jonas Arrabal e Mayra Martins Redin
Coedição: Dinâmica Gráfica e Editora Pingado-Pré
Quando: 22 de outubro, quinta-feira, às 19h
Onde: Galeria Ecarta (Av. João Pessoa, 943, Porto Alegre)
Quanto: distribuição gratuita
Fonte: Jornalista Dóris Fialcoff
Editor, gestor de conteúdo, fundador do ecult. Redator e pretenso escritor, autor do romance Três contra Todos. Produtor Cultural sempre que possível.