1ª Mostra Fotográfica de Pelotas – satoleP


O Movimento dos Artistas Plásticos de Pelotas (Mapp) promove a 1ª Mostra Fotográfica Pelotas – satoleP, com o tema “o percurso fotográfico imaginado por Vitor Ramil em seu livro Satolep”.

A mostra é dirigida a fotógrafos amadores e profissionais e as inscrições podem ser feitas até 31 de maio na sede do Mapp – Shopping Zona Norte, sala 27B. Mais informações pelos telefones (53) 3227-5914 e 9116-6460 (com Lilia); 9135-8518 (com Graça) ou através dos emails mapparte@gmail.com e folhadasartes@yahoo.com.br.

Larissa Vieira
lari.c.vieira@gmail.com
twitter.com/la_vieira
Equipe e-Cult

satolep_livro A úmida e fantasmática Satolep (palíndromo da palavra “Pelotas”) é a cidade construída pelo escritor gaúcho Vitor Ramil, para onde o fotógrafo Selbor, protagonista e narrador do romance homônimo, retorna no dia do seu aniversário de trinta anos. Ele se depara, então, com personagens reais da história pelotense, como o escritor João Simões Lopes Neto, o poeta, jornalista e boêmio Lobo da Costa e o cineasta Francisco Santos. O encontro do narrador e seu passado é o que está em jogo em Satolep. O personagem Selbor foi inspirado em um fotógrafo que realmente existiu e documentou a cidade de Pelotas no início do século XX.

Suas fotos, publicadas no Álbum de Pelotas (1922), foram recolhidas por Ramil e serviram como ponto de partida para a história. No romance, as imagens ocupam um lugar central e são intercaladas por textos breves, encontrados por Selbor dentro de uma pasta, esquecida por um rapaz na estação de trens da cidade. De maneira fantástica e misteriosa, os textos complementam os cliques do fotógrafo, criando uma atmosfera de lirismo e alucinação. Pedaço de um Brasil muito particular, Satolep é presença fixa na obra de Ramil – um lugar a qual ele recorre, percorre e busca recriar para constituir a si próprio.
fonte: http://editora.cosacnaify.com.br