4º Circuito Filosófico estimula os jovens a pensar


Em meio à típica dispersão adolescente, estudantes de oitava série da Escola La Salle Hipólito Leite aguardavam curiosos pelas atividades que iriam realizar a seguir. A música ecoava na ampla sala do Espaço Multiuso do Campus II da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), na voz da aluna do primeiro ano de Filosofia Carla Lopes, com acompanhamento do também aluno Bruno Pinto. Os jovens por vezes se empolgavam, cantando junto à dupla. Assim, na manhã desta quinta-feira (24), iniciava a quarta edição do Circuito Filosófico, uma atividade promovida pelo curso de Filosofia em parceria com a Pedagogia, que visa desenvolver atividades filosóficas em grupos, de maneira a mostrar que é possível pensar. 

Ao todo, compareceram ao evento cerca de 60 alunos de duas turmas da escola, que foram divididos em cinco grupos de trabalho. Após o momento cultural que marcou a abertura, durante toda a manhã, esses estudantes realizaram diversas atividades em estímulo ao pensar. Houve práticas artísticas, apresentação de vídeos, histórias e o momento de tempestade cerebral, onde os jovens respondiam perguntas referentes a um tema, de maneira a trazer subsídios diferentes à conversa para sua discussão. Ao final do evento, os alunos ainda circularam nas dependências da UCPel para conhecer e interagir com a vida universitária.
A coordenação dessa iniciativa ficou a cargo das professoras Ângela Caruso e Ieda Assumpção, coordenadoras dos cursos de Filosofia e Pedagogia, respectivamente. O Circuito Filosófico faz parte do Projeto Educação Inclusiva, além de também englobar as práticas educativas do curso de Filosofia. Sua organização, portanto, ficou sob responsabilidade dos 29 alunos dos segundo, quarto e sexto semestres da Filosofia, com orientação das coordenadoras dos cursos envolvidos na promoção do Circuito.


Fonte: ucpel.tche.br

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*