O teatro é a arte do encontro. É o encontro que permite a própria existência da arte teatral. O evento “Encontro de Teatro de Pelotas”, nas suas quatro edições, superou todas as expectativas da organização, tanto em qualidade técnica e artística dos espetáculos apresentados, quanto em participação do público que se fez sempre presente.
O 5º Encontro de Teatro de Pelotas, que irá acontecer de 24 a 26 de novembro, tem por objetivos consolidar o diálogo entre os grupos de teatro e a formação de espectadores de teatro, estimulando ainda o aprofundamento de elementos técnicos necessários para o crescimento da área em nossa cidade.
Neste ano, no qual foi lançado a programação em comemoração ao aniversário do bicentenário da cidade de Pelotas, o 5º Encontro de Teatro de Pelotas tem como tema “50 anos do teatro em Pelotas, a trajetória de Valter Sobreiro Júnior”. O tema foi pensado para homenagear a trajetória de Valter Sobreiro na produção teatral em Pelotas, contando, assim, um período importante do teatro pelotense no meio cultural e artístico no estado e também no Brasil. Ocupando um papel central na arte e cultura de Pelotas, durante meio século, Valter reúne atributos importantes na produção, direção, dramaturgia, cenografia e criação de música para a cena e iluminação, recebendo ao longo de sua trajetória 24 prêmios individuais. Circulou com suas peças por diversas cidades do Brasil e Uruguay contribuindo com a divulgação da nossa cidade de forma brilhante. Na sua vasta produção ao longo deste anos, destaca-se peças, escritas e dirigidas pelo homenageado e amplamente premiadas em festivais de teatro como “Dom Leandro” e “Maragato”, obras primas no gênero teatro e “Petrona Carrasco” na literatura.
Foi diretor do Teatro Escola de Pelotas-TEP, grupo de teatro patrimônio imaterial do município, durante 30 anos contribuindo para a história e evolução do teatro em Pelotas, e para a formação de um público capaz de uma análise critica da cena teatral nacional.
Desta forma e, considerando a contribuição de Valter na formação de várias gerações de atores, assim como na formação de um público mais critico, estes dois objetivos fundamentais do evento Encontro de Teatro, é legitima a realização do evento como ação positiva em direção ao desenvolvimento e crescimento dessa área.
Toda a programação cultural será realizada na Casa nº 6, situada à Praça Coronel Pedro Osório, no centro histórico de Pelotas, fortalecendo o elo entre vários elementos como arte-cultura-história-arquitetura da nossa identidade cultural.
A programação do 5º Encontro contará com oficinas, limitadas e gratuitas, dirigidas a atores e não-atores, além de apresentação de leitura dramática, ou encenações de textos escritos ou montados por Valter Sobreiro. Durante o Encontro de Teatro o público também poderá conferir uma exposição sobre a vida e a obra de Valter Sobreiro e também o lançamento de um livro homenageando Valter. Nos três dias do encontro será encenada a peça “Entremez da rainha Dona Maria, a Louca, e seu fiel criado Belisário”, escrita e dirigida por Sobreiro, especialmente para o 5º Encontro de Teatro de Pelotas.
Editor, gestor de conteúdo, fundador do ecult. Redator e pretenso escritor, autor do romance Três contra Todos. Produtor Cultural sempre que possível.
Faça um comentário