Acompanho o cenário artístico/cultural em Pelotas há pouco mais de cinco anos e posso dizer que visivelmente cresceu nossa produção local, melhoramos em alguns aspectos e estamos em fase de aprimoramento em outros. Produtores e artistas estão constantemente em busca de aperfeiçoamento e profissionalismo e, tirando poucas exceções, existe sim uma boa relação e certa parceria entre as pessoas que fazem acontecer.
O ano de 2011 foi intenso. Pro-cultura, feiras, festivais, eventos diversos e novidades; música, teatro, literatura, cinema, artes em geral; uma variedade de acontecimentos que nos faz acreditar que em 2012 no mínimo será mantida esta produtividade e garantida uma boa safra cultural.
Excelente, mas agora voltamos ao título deste texto: a produção cultural aumentou. E agora?
O desafio agora é como aumentar o público, motivar o cidadão em geral, pessoas que correm durante o dia a dia, com seus afazeres, distantes de todas estas possibilidades de lazer e entretenimento. Diversos eventos com acesso gratuito ocorrem em Pelotas e acho inaceitável uma poltrona qualquer ficar vazia.
A resposta para esta pergunta ainda não sei. Mas quem sabe possamos começar com uma saudável corrente e para cada evento marcado em nossa agenda convidamos alguém para prestigiar junto? Aquele amigo mais caseiro, acomodado? Afinal de contas, o “boca a boca” ainda é a melhor forma de divulgação…
“Coloque cultura na sua rotina e verá que a vida ficará mais leve.”
Editor, gestor de conteúdo, fundador do ecult. Redator e pretenso escritor, autor do romance Três contra Todos. Produtor Cultural sempre que possível.
Faça um comentário