Acervo Cultural da Prefeitura recebe mais uma doação


A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), recebeu, na manhã desta terça-feira (03), a doação de um busto, confeccionado em gesso, e que retrata a figura de Antônio Augusto Borges de Medeiros. O busto veio acompanhado pela obra literária, datada de 1928, intitulada “Borges de Medeiros – Subsídios para o estudo de sua vida e de sua obra”, que até então fazia parte do acervo pessoal do doador, Mário Sabegin Filho. A obra literária traz uma biografia do político e advogado Borges de Medeiros e passa agora a integrar o acervo da Prefeitura do município, sendo encaminhada ao Departamento de Artes Visuais da Secult.

Para o superintendente de Cultura, Mogar Pagana Xavier, que recebeu a doação, trata-se de um gesto louvável do doador, que deixou que as obras saíssem de seu acervo pessoal para fazer parte de um acervo que é público e que tem acesso garantido de toda a comunidade. “Faço um agradecimento especial ao doador e destaco que a obra literária, datada de 1928, é um exemplar raro, que só engrandece o acervo do município”, destaca ele.

Um pouco de História – Borges de Medeiros nasceu no município de Caçapava do Sul em 19 de novembro de 1864, filho do desembargador Augusto Cezar de Medeiros, natural de Pernambuco, e de Miquelina de Lima Borges. Borges foi presidente do Rio Grande do Sul por 25 anos, durante o período que ficou conhecido como República Velha. Representante da primeira geração republicana, em 1903, após a morte de Júlio de Castilhos, assumiu a liderança do Partido Republicano Rio-Grandense (PRR), dando continuidade ao projeto político do “Castilhismo”, do qual foi um dos maiores representantes e fiel executor do Positivismo. Manteve-se no poder no período compreendido entre os anos de 1898 até 1928.

Fonte: pelotas.com.br
Redator: Sandra Lima
Fotógrafo: Janine Tomberg