O Centro Cultural Palacinho recebe, no dia 26 de julho, a apresentação do espetáculo “Adélias, Marias, Franciscas”, baseado na obra da escritora Adélia Prado.
“Adélias…” é um espetáculo que apresenta uma interface entre a dança, o teatro e a literatura, fruto da pesquisa sobre dramaturgia do corpo que Maria Falkembach desenvolve desde 2001. Maria Falkembach é atriz, bailarina, professora do curso de Licenciatura em Dança-Teatro da UFPEL, coreógrafa e diretora do Tatá – Núcleo de Dança-Teatro da UFPEL, em Pelotas. Mestre em Teatro pela UDESC, foi professora do Departamento de Arte Dramática da UFRGS por dois anos e atualmente é professora convidada do curso de Mestrado em Dança da Universidade Nacional da Costa Rica.
No espetáculo, a dramaturgia é uma transcriação da obra literária de Adélia Prado re-escrita pelo corpo da atriz. Foi criada a partir de segmentos representativos dos escritos de Adélia, buscando o seu olhar sobre o mundo, o qual transforma a vida cotidiana em matéria de poesia e transcende o banal da expressividade da vida diária e feminina, num movimento entre tradição e ruptura.
Este modo de ver é encarnado pela atriz, onde personagens femininas se desdobram. Como na obra de Adélia, a vida comum se confessa corriqueira e solene. Nos limites estão a dor, o êxtase espiritual e o gozo carnal.
A escritora rearticula a linguagem coloquial e popular do brasileiro revelando universalidade e transcendência. Do mesmo modo, a peça faz um diálogo entre o popular e o erudito e retrata o Brasil de pessoas simples através de uma linguagem contemporânea e elaborada.
“Adélias, Marias, Franciscas” no Centro Cultural Palacinho em Porto Alegre
Quando: dia 26/07, às 19h
Onde: Centro Cultural Palacinho- Av. Cristóvão Colombo, 300
Entrada franca: sugerimos a doação de um agasalho
Fonte: Carina Kunze
Assessoria de Comunicação
Gabinete da Primeira-Dama
Reg. Prof.: 15626
Editor, gestor de conteúdo, fundador do ecult. Redator e pretenso escritor, autor do romance Três contra Todos. Produtor Cultural sempre que possível.