A artista plástica Anico Herskovits, uma das principais gravadoras da arte contemporânea brasileira, conquistou no mês de dezembro o Prêmio Jabuti na categoria projeto gráfico, em terceiro lugar, pelo livro Cidade Imaginária. Também recebeu a indicação na categoria ilustração. Neste ano, em Porto Alegre, venceu o Açorianos de Literatura na categoria projeto gráfico e o Açorianos de Artes Plásticas no destaque em gravura.
O projeto do livro, que traz textos de Jorge Rein, é constituído por uma coleção de xilogravuras que, através de recortes à faca e dobraduras, tornam-se tridimensionais ao abrir as páginas. Cada gravura dialoga com um texto breve, que representa uma das possíveis leituras daquela imagem.
Acalentado há 15 anos pela artista, este projeto propõe uma visão diferenciada da tradicional xilogravura, através do tema da cidade imaginária, desde a chegada até a construção e a vida neste centro urbano. Em junho passado foi realizada uma exposição na Galeria Gestual apresentando o processo de trabalho adotado para a elaboração do livro, da pesquisa à execução.
Além da primeira edição, em off-set, praticamente esgotada, há uma edição artesanal, limitada, com as gravuras impressas e coloridas à mão, numerada e assinada.
No mês de janeiro Anico vai ministrar um Curso Intensivo de Desenho – DA OBSERVAÇÃO AO MODELO VIVO, no Atelier Clara Pechansky (Rua Henrique Dias, 109/03). Serão 9 encontros, de 12 a 28 de janeiro, às segundas, terças e quartas-feiras. As vagas são limitadas.
Informações pelo telefone (51) 3332-6959 ou anico@terra.com.br
Fonte: Simone Lersch – Maestra Comunicação e Cultura
Assessora de Comunicação
Faça um comentário