Uma animação elaborada no primeiro semestre do curso de Cinema de Animação da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) caiu nas graças do público no 3º AnimaCatarina. O festival de animação e games ocorreu nos dias 23 e 24 de novembro, em Florianópolis. O filme “Planetário”, produzido pelos estudantes da UFPel, conquistou o prêmio de Melhor Animação pelo Júri Popular.
Com duração de um minuto, a animação conta a história do planeta Plutão, que nunca consegue chegar a tempo de cumprimentar seus vizinhos do Sistema Solar, mas consegue ser o primeiro a ser engolido por um Buraco Negro.
Todo o processo, desde a pré-produção até a entrega final, durou cerca de dois a três meses. “Decidimos fazer a animação em stop motion por ser uma técnica da qual todos do grupo gostavam bastante e também por ser uma técnica que permite bastante experimentações na parte dos materiais utilizados”, conta a diretora Sabrina Lara. Cada planeta foi feito com um material diferente, que o representava da melhor forma – por exemplo, o grupo usou papeis mais brilhantes para fazer Saturno e Netuno e uma mistura de papel, água e tinta para dar a aparência rochosa de Plutão.
Conforme Sabrina, muita pesquisa antes de começar o trabalho foi realizada, principalmente em sites de astronomia e até mesmo no site da NASA, para que o grupo conhecesse as características principais de cada planeta e também do Buraco Negro.
Para a diretora, ganhar o prêmio de animação mais popular no AnimaCatarina foi especial principalmente porque a equipe pôde ver de perto as impressões de quem assistiu. “Esse reconhecimento é muito importante, porque nos ajuda a saber que estamos no caminho certo, e que esse é o primeiro de muitos festivais”, comemora.
Dividem a direção com Sabrina os estudantes Gabriel Pimenta, Naum Gomes, Gabriela Parejo e Larissa Mussolini. A produção conta com Gabriel Pimenta (produção, criação de personagens, animação, pós-produção), Sabrina Lara (criação de personagens, animação, pós-produção), Naum Gomes (criação de personagens, animação, pós-produção), Gabriela Parejo (áudio, criação de personagens, animação, pós-produção), Larissa Mussolini (áudio, criação de personagens, animação, pós-produção) e Igor Ferreira (trilha sonora). A orientação é das professoras Carla Schneider, Vivian Herzog e Ana Paula Penkala.
Fonte: ufpel.edu.br
Editor, gestor de conteúdo, fundador do ecult. Redator e pretenso escritor, autor do romance Três contra Todos. Produtor Cultural sempre que possível.
Faça um comentário