A direção do Movimento dos Artistas Plásticos de Pelotas lançou um desafio aos seus associados: “grandes ideias em pequenos formatos”. Animados por esta sugestão, 48 artistas e artesãos criaram as mais de 400 peças que integram o 12º Arte, Expressão e Identidade. O resultado pode ser conferido a partir de quarta-feira no Espaço de Arte Daniel Bellora. A inauguração ocorre nesta terça-feira, às 20h.
Para esta edição os sócios do Mapp preparam para a exposição 48 pinturas, 13 esculturas e duas instalações, além de peças em cerâmica, fotografia, mosaico e tapeçaria. A única exigência era que todos os quadros tivessem no máximo 30 centímetros de largura por 30 centímetros de altura. Cada artista apresentou duas propostas.
Atrações
Além da exposição, o bazar é outra grande atração do projeto que nunca pode faltar. São 350 peças somente para dar a largada, pois aos poucos, de acordo com o ritmo das vendas, elas serão repostas. As criações vão desde canecas decoradas, passando por bonecas de pano, enfeites natalinos até bolsinhas e carteiras, entre outros.
Mas o projeto não parou por aí. Quem for até o espaço ainda poderá participar das oficinas, que estão de volta nesta edição. Graça Antunes, a presidente da entidade, conta que este formato de atividade esteve fora do Arte, Expressão e Identidade no último ano, mas a pedidos retornou.
Oficinas
No cronograma de oficinas estão previstos quatro encontros: dia 10, Arte Postal com Helena Badia; 16, vidro fusion, com Antonina Berruti; 19, oficina de bonecas em MDF, com Marilei Wouters; 26, conversa informal sobre o preparo e a organização de um projeto cultural, com a secretária de Cultura, Annie Fernandes. Todas as oficinas ocorrerão das 15h às 20h e algumas terão custo. Mais informações podem ser obtidas no local ou pelo telefone do Mapp (53) 3227-5914. As vagas são limitadas.
Serviço
O quê: 12º Arte, Expressão e Identidade, promoção do Movimento dos Artistas Plásticos de Pelotas (Mapp)
Quando: abertura nesta terça-feira (02/10/2012) às 20h
Onde: no Espaço de Arte Daniel Bellora, rua 3 de Maio, 1.005, esquina com rua Andrade Neves
Visitação a partir de quarta-feira até o dia 27 deste mês, de segunda a sábado, das 15h às 20h
Entrada franca
Por: Ana Cláudia Dias
Fonte: diariopopular.com.br
Editor, gestor de conteúdo, fundador do ecult. Redator e pretenso escritor, autor do romance Três contra Todos. Produtor Cultural sempre que possível.