Maior evento dedicado à arte da performance e da cenografia teatral no mundo, a Quadrienal de Praga terá a participação do ator, cantor e compositor Álvaro RosaCosta. O artista gaúcho faz parte da equipe brasileira selecionada para a mostra, que será realizada na capital da República Tcheca, na Europa, de 8 a 18 de junho.
Álvaro irá apresentar a obra EncruzOdu, produzida em parceria com Elton Panamby (Maranhão), Dori Sant’Ana (Espírito Santo) e Rinaldo Santos (Rondônia) sob a supervisão de Gregory Slivar (São Paulo). A instalação é composta um tabuleiro onde o público poderá jogar as sementes enviadas por cada componente do grupo. Conforme a posição que elas ocuparem, uma câmera irá disparar os sons criados pelos artistas. Além disso, a própria obra irá produzir um som gerado pelo toque dos visitantes. Álvaro enviou as sementes da paineira do Theatro São Pedro, lugar onde nasceu e passou boa parte da infância junto à família.
As criações que deram visibilidade para o trabalho de Álvaro RosaCosta na Quadrienal de Praga foram as trilhas sonoras produzidas para dois espetáculos que já estiveram em cartaz na capital: Amazônia — um olhar sobre a floresta, do Projeto Gompa, e Sambaracotu, do Canoas Coletivo de Dança.
Neste fim de semana, o artista estará em cena em Porto Alegre com a peça Instinto, dirigida por Camila Bauer. Ele e a cantora e compositora Paola Kirst assinam a sonografia da montagem e também a executam ao vivo sobre o palco, interagindo com o elenco. A produção será apresentada de dois a quatro de junho, às 19h, no Teatro Oficina Olga Reverbel do Multipalco Eva Sopher, no Centro Histórico.
Jornalista, assessor de imprensa, apaixonado por cinema, artes e viagens.
Faça um comentário