Artista pelotense Jokin mistura indie, jazz e hip hop em álbum existencialista


Jokin

Jokin – faceta do músico e produtor musical pelotense Joaquim Mota, da banda esquimpós – reflete o mundo ao seu redor no intenso álbum “Cubomedusa”.

Idealizado como projeto solo e executado como um trabalho colaborativo, o debut é nomeado segundo o nome científico de uma água-viva, que parece frágil mas é um dos animais mais mortais do planeta, como uma dualidade da fragilidade e beleza da vida.

“Cubomedusa” é uma obra composta por oito músicas que se dividem entre português e inglês para trazer questões existenciais sobre a vida e o sublime, se inspirando no indie, no jazz e até com referências de hip hop.

Ouça cubomedusa 

“‘Cubomedusa” fala sobre esse dualismo da vida, desse dualismo que esse símbolo dessa água-viva, um animal tão lindo, mas ao mesmo tempo exatamente letal, traz pro conceito do álbum. A ideia é traçar uma comparação desse dualismo ao dualismo da condição humana, tão linda, porém tão frágil”, conta ele

Nos últimos anos, Jokin colaborou com diversos compositores, músicos,  artistas visuais, fotógrafos, cineastas e bailarinos para desenvolver sua própria faceta artística e esse caldeirão de experiências será registrado no projeto que em diversos momentos transforma essa busca por conexões como parte de sua lírica.

Jokin

Durante a pandemia e no meio do isolamento, ele sentiu a necessidade do coletivo. Foi durante esse período que, junto à banda esquimós, projeto do qual faz parte há mais de 10 anos, lançou pelo pelo Escápula Records três compactos com participações de diversos artistas diferentes, gravados em isolamento.

Jokin
Foto: Thamires Seus

Em 2022, Joaquim começou a trabalhar com o músico e produtor musical Gustavo Cunha na produção do álbum. O resultado foram camadas sonoras que criam verdadeiras ambientações, com texturas e ruídos complementando a cama de gêneros. As influências vão do experimentalismo eletrônico de James Blake e Bon Iver até a música brasileira plural de Rodrigo Amarante e Criolo.

O projeto recebeu apoio financeiro do Procultura da Secretaria de Cultura da Prefeitura Municipal de Pelotas para a realização do primeiro álbum. Produzido pelo artista ao lado de Cunha, “Cubomedusa” está disponível em todas as plataformas de música via YB Music.

Jokin

Ficha Técnica:

Produzido por Gustavo Cunha e Joaquim Mota
Letras por Joaquim Mota
Músicas por Joaquim Mota, Gustavo Cunha (faixa 2), Matheus Costa (faixas 3 e 5) e César Gularte (faixas 3 e 5)

Participações: Joaquim Mota – voz, guitarra, baixo e beats; Gustavo Cunha – voz, sintetizador, beats e guitarra (faixas 4 e 6); Marilia Piovesan – voz (faixas 1 e 4); Gab Soares – bateria (faixas 1 e 8); Oliva – voz (faixa 3); Marcelo Vaz – piano (faixa 3); Raphael Evangelista – violoncelo (faixa 3); Esmute – bateria (faixas 4 e 6); Dudø – voz (faixa 6); Nina Mayers – saxofone (faixa 7); Bruna Klein – voz (faixa 8); Fu_k The Zeitgeist – sintetizador e guitarra (faixa 8); Sandro Motta – trompete e flugelhorn (faixa 8); Carlos Jordão – saxofone (faixa 8)

Gravado no estúdio Petricor por Gustavo Cunha e Joaquim Mota; baterias (faixas 1, 4, 6 e 8) no Esmute’s Swamp Estúdio por Esmute; piano (faixa 3) no estúdio Pedra Redonda por Wagner Lagemann; voz (faixa 3) por Oliva em seu home studio; violoncelo (faixa 3) por Raphael Evangelista em seu home studio; guitarras e sintetizadores (faixa 8) no estúdio Coletivo 4’33” por Fu_k The Zeitgeist

Arranjos por Joaquim Mota, Gustavo Cunha, Marcelo Vaz (faixa 3) e Raphael Evangelista (faixa 3)
Edição de vozes e sopros por Esmute no Esmute’s Swamp Estúdio
Mixagem por Gustavo Cunha e Joaquim Mota nos estúdios Fuzz Lab e Petricor
Masterização por Fu_k The Zeitgeist no estúdio Coletivo 4’33”
Ilustrações e projeto gráfico por Emmanuelle Schiavon
Distribuição por YB Music

Financiado pelo Procultura da Secretaria de Cultura de Pelotas

Leia também: “Latinoamerica Drama”: Juliano Guerra faz retrato da América Latina em música com participação de Vitor Ramil

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*