Artistas pelotenses exporão no Museu de Arte Contemporânea


Em comemoração aos 200 anos do município, 14 artistas pelotenses ou que possuem alguma ligação com o município, exporão seus trabalhos na Sala Xico Stockinger, nas dependências do Museu de Arte Contemporânea do RS – MAC RS.

A exposição, denominada “Arte Sul Contemporânea” tem a curadoria da professora e crítica de arte contemporânea, Neiva Maria Fonseca Bonhs, e conta com apoio da Secretaria de Cultura local (Secult) por meio da superintendência de Manifestações Populares.

Segundo o diretor de Artes Visuais da Secult, Samuel Sacramento, a exposição tem como objetivos mostrar a arte contemporânea que é produzida no município, bem como dar visibilidade aos talentos locais e prestar uma homenagem ao município pela passagem do bicentenário. A mostra ocorre no período compreendido entre os dias 07 de julho (data máxima do município) e 12 de agosto e contemplará o trabalho de 14 artistas.

A curadora da mostra explica ainda que a mostra reunirá, principalmente novos talentos, porém está confirmada também a presença de artistas visuais que já possuem uma trajetória e currículo no mundo das artes. “Precisamos dar visibilidade a estes novos talentos. Pelotas tem centenas de estudantes de arte cujo talento salta aos olhos e que buscam apenas uma chance de ser seu trabalho conhecido e reconhecido. É uma bela oportunidade para o início de uma carreira que já é, por si só, promissora”, diz. Ela conta ainda que todos os 14 artistas, logo após receberem o convite para participar da mostra, trataram de dar início à produção dos trabalhos que serão apresentados em Porto Alegre. “Eu diria que 99% dos trabalhos são inéditos, preparados especialmente para esta edição, onde serão expostas as mais diversas linguagens da arte, como é o caso de instalações (obras que precisam ser montadas e ocupam espaço maior), fotografias analógicas e digitais, vídeos, trabalhos que exploram a sonoridade, esculturas, pinturas e desenhos. Os artistas, segundo a curadora foram convidados segundo alguns critérios que esta julgou importantes, como é o caso de, cada um deles, desenvolver projetos totalmente diferentes um do outro, além de buscar contemplar um número considerável de linguagens artísticas.

Ao longo do período de preparação da mostra, os alunos do curso de Cinema e Animação da UFPel preparam um vídeo-documentário, onde relatam todas as fases da mostra, desde a preparação de cada trabalho até a exposição propriamente dita.

Redator: Sandra Lima
Foto: Divulgação
Fonte: pelotas.com.br