Autora de “Sal” participa da Flica – Festa Literária Internacional de Cachoeira


Letícia Wierzchowski estará na mesa Afetos e Ausência com Carola Saavedra.

Letícia Wierzchowski, autora de onze romances e novelas e de seis livros infantis, participa da Festa Literária Internacional de Cachoeira (Flica). Junto a Chilena Carola Saavedra, a escritora estará na mesa “Afetos e Ausência”, no dia 26 de outubro, às 17 horas. No mesmo dia, participam do evento os escritores Demétrio Magnoli, Joca Reiners Terron, Jean-Claude Kaufmann e Luiz Felipe Pondé, além dos baianos Maria Hilda Baqueiro Paraíso e Tom Correia.

Nascida em Porto Alegre, em 1972, estreou na literatura aos 25 anos. Escreveu o romance “A casa das sete mulheres”, que inspirou a série homônima produzida pela Rede Globo, exibida em trinta países. Recentemente, criou, em parceria com Tabajara Ruas, o roteiro de “O tempo e o vento”. A adaptação cinematográfica do clássico de Erico Veríssimo será estrelada por Fernanda Montenegro.

Influenciada por autores como García Márquez, Tabajara Ruas, Sommerset Maugham, Philip Roth, Virginia Woolf, Nabokov, Evelyn Waugh, John Banville, Eça de Queiroz e Erico Veríssimo, percebeu em suas leituras que era possível transfigurar a realidade cotidiana, sendo uma especialista em romances de ficção. “Escrever é poder transfigurar a realidade, é criar outras realidades. A literatura pode ser muito poderosa, ela exige, mas, também, entrega ao escritor grandes momentos de satisfação pessoal”, declara.

Com obras publicadas no exterior, recebeu o Prêmio Açorianos de Literatura, em 2012, por “Neptuno”. O último livro, “Sal” (2013), é narrado por diversas vozes o destino da família Godoy, fazendo com que esta família seja retratada por perspectivas diferentes.

A Flica – Entre os dias 23 e 27 de outubro acontece na cidade histórica do Recôncavo Baiano a terceira edição da Festa Literária Internacional de Cachoeira (Flica). O evento contará com nomes locais, nacionais e internacionais. A festa será gratuita e terá shows musicais, praça de alimentação e pela primeira vez uma programação voltada para o público infantil. O evento tem a coordenação geral e realização da Icontent/Rede Bahia e de Marcus Ferreira, da CALI – Cachoeira Literária. O Vice-Presidente do Conselho de Cultura da Bahia, Aurélio Schommer, e o escritor Emmanuel Mirdad, da Mirdad Gestão em Cultura, são os curadores.

ÂncoraA Flica tem Patrocínio da Oi e Coelba, através do Fazcultura, uma parceria entre a Secretaria da Fazenda e Secretaria da Cultura, do Governo do Estado da Bahia, Terra de Todos Nós.

Também já tem confirmado nomes como Lars Iyer, escritor da trilogia de romances “Spurious”(2011), “Dogma”(2012) e “Exodus”, Laurentino Gomes, autor do best-seller “1808 – Como uma rainha louca, um príncipe medroso e uma corte corrupta enganaram Napoleão e mudaram a História de Portugal e do Brasil” e Regina Echeverria, biografa de Elis Regina, Cazuza, Gonzaguinha, Gonzagão e José Sarney. O evento literário contará com a presença de autores baianos como Elieser Cesar, Karina Rabinovitz, Állex Leila, Tom Correia e a historiadora Maria Hilda Baqueiro Paraíso.

Festa Literária Internacional de Cachoeira – Flica 2013
Local: Conjunto do Carmo – Cachoeira
Data: 23 a 27 de outubro (quarta a domingo)
Realização: CALI – Cachoeira Literária e Icontent/Rede Bahia
EVENTO GRATUITO

Foto/Texto: Laboratório da Notícia