Avião Vermelho pousa em Cannes – Produzido pelas empresas gaúchas Armazém de Imagens e Okna Produções


O filme de animação infantil em longa-metragem, As Aventuras do Avião Vermelho – direção de Frederico Pinto e José Maia – será exibido no Marché Du Film 2012, que integra o espaço de negócios do Festival de Cannes. Produzido pelas empresas gaúchas Armazém de Imagens e Okna Produções, o filme em versão não-finalizada será apresentado no Market Sreening, dia 23 de maio, às 9h30.

As Aventuras do Avião Vermelho é uma adaptação do livro homônimo de Erico Verissimo, publicado em 1936. O filme é uma animação que fala sobre a imaginação. É através dela, que o personagem principal, Fernandinho, viaja pelo mundo, vencendo medos e fazendo novas descobertas. O filme obteve recursos do Fundo Setorial do Audiovisual e conta com o patrocínio do BNDES, Petrobras, Banrisul Consórcio, Banrisul Corretora de Valores, Corsan, Governo do Estado do RS, BRDE, ENY, METAS, Empresas Randon, Unifertil, Grupo CEEE. Saiba mais sobre o filme em www.aviaovermelho.com.br

Sinopse: O filme conta a história de Fernandinho, um menino de 8 anos, que perdeu a mãe há pouco tempo, tornando-se um garoto solitário, sem amigos e com problemas de relacionamento com o pai e na escola. Sem saber como lidar com a situação, o pai tenta conquistá-lo com presentes. Nada funciona até que ele dá para o filho um livro de sua infância. Encantado com a história, Fernandinho decide que precisa de um avião para salvar o Capitão Tormenta – aviador personagem do livro, que está preso no Kamchatka. A bordo do Avião Vermelho e junto com seus brinquedos favoritos, Ursinho e Chocolate, que ganham a vida com sua imaginação, Fernandinho visita lugares inusitados, como a Lua e o fundo do mar, e percorre diferentes territórios – África, China, Índia, Rússia. Ao longo dessa jornada, Fernandinho descobre o prazer da leitura, a importância de ter amigos e o amor do pai.

Ficha Técnica:
Direção e Roteiro: Frederico Pinto e José Maia
Roteiro: Camila Gonzatto, Frederico Pinto e Emiliano Urbim
Produção: Aletéia Selonk, Camila Gonzatto e Frederico Pinto
Desenho de som: Eduardo Santos Mendes
Montagem: Kiko Ferraz
Direção de Arte: Moacir Gutterres
Elenco: Vozes de Pedro Yan, Lázaro Ramos, Milton Gonçalves, Wandi Doratiotto, Fernando Alves Pinto, Zezeh Barbosa, Sérgio Lulkin
Realização: Armazém de Imagens e Okna Produções
Financiamento: Lei do Audiovisual ANCINE, Lei Estadual de Incentivo à Cultura – LIC/RS, Fundo Municipal de Apoio à Cultura – FUMPROARTE.
Distribuidora: Imagem Filmes

Programas de Capacitação: Em 2011 foi selecionado a exibir trechos do filme na sessão Work in Progress do Festival Internacional de Cinema de Animação de Annecy (França), primeira participação de um filme brasileiro neste evento do festival e esteve também entre os selecionados para participar do PIC Novo Formatos, realizado pela ABPI-TV. Ainda em 2011, participou do Fórum de Financiamento do BUFF Festival (Suécia). Em 2010 esteve novamente no Festival de Annecy, porém no Creative Foccus, foi único brasileiro entre os seis projetos selecionados. Em 2009, esteve no Foro Ibero-Americano de Huelva (Espanha) e no Expotoons (Buenos Aires, Argentina), além de ter participado do Pitching da 8ª e 9ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis (Florianópolis). Em 2005, esteve no Festival de Biarritz (França).