Sessão na Cinemateca Paulo Amorim será procedida de debate com o diretor Marcelo Caetano
Após viajar por festivais de todo o mundo, “Baby”, novo longa de Marcelo Caetano, estreia nos cinemas brasileiros no dia 9 de janeiro de 2025. Antes, na quarta-feira, 8 de janeiro, o filme recebe uma sessão especial seguida de debate na Cinemateca Paulo Amorim (Rua dos Andradas, 736 – Centro Histórico) com a participação de Marcelo Caetano e mediação de Marcus Melo. Os ingressos estão disponíveis para reserva pelo telefone (51) 3136.5233 ou DM para @cinematecapauloamorim.
Com amplo reconhecimento da crítica, “Baby” já soma mais de 25 prêmios de festivais nacionais e internacionais, incluindo as mais recentes conquistas no Festival de Havana (Menção Especial do Júri) e Festival Merlinka, na Sérvia (Melhor Filme). Além do apelo para a crítica especializada, o filme também vem mostrando seu potencial entre o público brasileiro em festivais e sessões especiais com salas lotadas e ótima repercussão, o que gera alta expectativa para o lançamento em circuito comercial neste início de ano.
“O reconhecimento de ‘Baby’ nos festivais internacionais mostra a força do cinema brasileiro, em especial do nosso cinema queer. Pude acompanhar o filme em quinze países, presenciando reações emocionadas, mas nada como estrear no Brasil que nos recebeu tão bem com prêmios e sessões lotadas. É uma emoção totalmente diferente! Em janeiro chegamos nas salas de todo país e no decorrer do ano teremos estreias nos cinemas em 20 países. Valeu a pena tantos anos de trabalho e dedicação, agora é curtir esse encontro com o público!”, comenta o diretor Marcelo Caetano.
A produção, que já passou por mais de 50 festivais, estreou na Semana da Crítica de Cannes 2024, com o prêmio de Melhor Ator Revelaçãopara Ricardo Teodoro, e desde então vem trilhando um caminho de vitórias no Brasil e no mundo. Passou, entre outros, pelao Florence Queer, na Itália, onde foi eleito o Melhor Filme; LesGaiCineMad, mostra queer de Madri, onde Marcelo garantiu mais um título de Melhor Direção; esteve no Festival Iberoamericano de Huelva, marcado pela vitória de Ricardo Teodoro como Melhor Ator Coadjuvante; foi eleito o Melhor Filme LGBTQIA+ no Festival de Lima, onde também garantiu o Gio de Melhor Atuação para Ricardo Teodoro; em San Sebastiàn, levou o Sebastiane Latino, concedido ao melhor filme queer latino do ano; além de ser eleito melhor filme em Biarritz, na França, onde o diretor Marcelo Caetano também venceu o prêmio de melhor documentário no Bal-Lab – mercado destinado a projetos de longa – por seu novo projeto “Pantera”.
Na trajetória de eventos pelo Brasil, o longa também teve destaques. Recentemente, levou seis prêmios no Fest Aruanda, incluindo Melhor Ator, para a dupla de protagonistas, e Melhor Roteiro, para Marcelo Caetano e Gabriel Domingues, e no Festival Mix Brasil, um dos maiores eventos audiovisuais dedicados à temática LGBTQIA+ do país, garantiu os Coelhos de Prata de Melhor direção, para Marcelo Caetano, e de Melhor Interpretação, para João Pedro Mariano. Sua primeira exibição nacional, no Festival do Rio, lhe rendeu o Redentor de Melhor Filme, além de Melhor Ator para João Pedro Mariano, Melhor Direção de Arte para Thales Junqueira e o Prêmio Especial do Júri. O filme também ganhou sessões especiais na Mostra de Cinema de São Paulo, com presença do diretor e elenco.
“Baby” é uma produção da Cup Filmes, Desbun Filmes e Plateau Produções em coprodução com a Spcine, Telecine, Canal Brasil e Vitrine Filmes, que também assina a distribuição. Uma coprodução oficial Brasil-França-Holanda que contou com recursos públicos geridos pela Agência Nacional do Cinema (Ancine) e o apoio do Aide Aux Cinémas Du Monde, Centre National Du Cinéma Et de L’Image Animée e do Institut Français. Foi produzido com o apoio do Hubert Bals Fund (HBF) do Festival de Roterdã e do Netherlands Film Fund (NFF). Também recebeu apoio do Governo Federal, da Política Nacional Aldir Blanc, do Governo do Estado de São Paulo, da Secretaria e do FOMENTO CULTSP.
SERVIÇO
Sessão Especial | Baby
Exibição seguida de bate-papo com o diretor Marcelo Caetano, com mediação de Marcus Melo
8 de Janeiro, quarta-feira, às 19h15
Local: Cinemateca Paulo Amorim
Endereço: Rua dos Andradas, 736 – Centro Histórico
Ingressos: disponíveis para reserva pelo telefone (51) 3136.5233 ou DM para @cinematecapauloamorim.
SINOPSE
Logo após ser liberado de um Centro de Detenção para jovens, Wellington (João Pedro Mariano) se vê à deriva nas ruas de São Paulo. Durante uma visita a um cinema pornô, ele conhece Ronaldo (Ricardo Teodoro), um garoto de programa, que lhe ensina novas formas de sobreviver. Aos poucos, a relação dos dois se transforma em uma paixão cheia de conflitos, entre a exploração e a proteção, o ciúme e a cumplicidade.
ELENCO
João Pedro Mariano
Ricardo Teodoro
Ana Flavia Cavalcanti
Bruna Linzmeyer
Luiz Bertazzo
Marcelo Varzea
Mauricio de Barros
Kyra Reis
Patrick Coelho
Baco Pereira
Sylvia Prado
Ariane Aparecida
Victor Hugo Martins
Kelly Campello
Cleo Coelho
FICHA TÉCNICA
Diretor: MARCELO CAETANO
Produtores Brasil: BETO TIBIRIÇÁ, IVAN MELO, MARCELO CAETANO
Roteiro: MARCELO CAETANO, GABRIEL DOMINGUES
Fotografia: JOANA LUZ, PEDRO SOTERO
Montagem: FABIAN REMY
Direção de Arte: THALES JUNQUEIRA
Som: GRACIELA BARRAULT, LUCAS COELHO, MAX VAN DEN OEVER
Figurino: GABRIELA CAMPOS
Maquiagem: TATIANA MANFRIM
Trilha Sonora Original: BRUNO PRADO, CAÊ ROLFSEN
Produção Executiva: ANA RABELO
Coprodutores França: JULIETTE LEPOUTRE, PIERRE MENAHEM,
Coprodutores Holanda: STIENETTE BOSKLOPPER, MAARTEN SWART
Produtoras: CUP FILMES, DESBUN FILMES, PLATEAU PRODUÇÕES
Coprodutoras Internacionais: STILL MOVING (França) CIRCE FILMS, KAAP HOLLAND (Holanda).
Coprodutores Brasileiros: SPCINE, TELECINE, CANAL BRASIL
Uma distribuição: VITRINE FILMES
Jornalista, assessor de imprensa e fotógrafo mais-ou-menos-amador. Entusiasta das pautas culturais – sempre aprendendo coisas novas (por aí).
Faça um comentário