Biblioteca OTROPORTO com agenda literária a partir de março


Atividades são gratuitas e vão desde acesso ao acervo até palestras e o clube de leitura, em parceria com a UFPel

A leitura engrandece a alma, dizia Voltaire. A frase do iluminista francês está em sintonia com a essência da Biblioteca da OTROPORTO, que retoma as atividades em março. De acordo com a bibliotecária Helena Harthmann, coordenadora do espaço, o fomento à leitura é o pano de fundo das ações. São mais de 4 mil títulos do acervo e uma agenda inclusiva de palestras e saraus, funcionando diariamente das 13h30 às 17h, para acesso gratuito.

“No ano passado contemplamos mais de 250 pessoas diretamente. Sabemos que é um processo contínuo e ao mesmo tempo fundamental para a formação crítica e o enriquecimento cultural dos participantes”, avalia. O título mais solicitado nas retiradas de 2024 foi “Pequeno manual antirracista”, da filósofa e escritora Djamila Ribeiro. O espaço também faz parte das 300 bibliotecas comunitárias de todo o país contempladas com o Edital Prêmio Pontos de Leitura, do Ministério da Cultura (MinC).

A bibliotecária Helena Harthmann conduz uma das atividades literárias do espaço (Foto: Valder Valeirão)

“No ano passado contemplamos mais de 250 pessoas diretamente. Sabemos que é um processo contínuo e ao mesmo tempo fundamental para a formação crítica e o enriquecimento cultural dos participantes” – Helena Harthmann

Agenda diversa e inclusiva

No dia 20 de março, a partir das 19h, recomeçam as ações dos selecionados no cadastro reserva do Edital nº 2, que contemplou iniciativas voltadas ao livro, literatura, inclusão e igualdade social.

A primeira palestra será conduzida pela estudante do curso de Letras da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Camille Silveira. Ela aborda, o tema “Negritude e periferia, de nós para nós”, atraindo olhares para pautas sociais e de inclusão, além de compartilhar suas vivências na busca de reconhecimento para sua ancestralidade.

No dia 27, às 18h, acontece mais um encontro do Clube de Leitura “Ler Mulheres”, projeto de extensão do Centro de Letras e Comunicação da UFPel, dedicado à leitura de obras de autoria feminina. No mês de aniversário do clube a autora da obra abordada, “A maior mentira do mundo”, Luciana Gerbovic, fará uma participação on-line.

A junção das palavras “fanatic” e “magazine” fez surgir o termo fanzine, tema do encontro do dia 17 de abril na Biblioteca OTROPORTO. Das 17h às 19h, Jenis Azevedo (Jay Djin) conduzirá a palestra “Fanzines: da cultura punk à literatura independente no Brasil”. Cronista e poeta, ela atua na cena underground desde 2014, escrevendo, produzindo e distribuindo fanzines. Além de compartilhar conhecimentos sobre a história e evolução dos fanzines ao longo dos anos, Jay propõe traçar um paralelo entre o fanzine no movimento punk inglês e o desenvolvimento da poesia marginal no Brasil.

Jay Djin participa da programação com palestra sobre fanzines (Foto: Divulgação)

O jornalista e escritor Roberto Giovanaz compartilha com o público o seu projeto “As palavras também se levantam” no dia 22 de maio.A publicação literária acontece em parceria com autoras e autores locais e tem distribuição gratuita em caixas de correspondência da cidade. “Quem recebe pode conhecer um autor, uma autora da própria cidade numa publicação de textos breves e autorais”, resume.

Acesso livre e gratuito

A Biblioteca da OTROPORTO conta com a parceria da TAG Livros e apoio das empresas Arkium e Arvut. Os interessados em cadastrarem-se podem procurar o local presencialmente ou de forma on-line, com documento de identidade. Mais informações estão disponíveis pelo e-mail biblioteca@otroporto.com.br, no site biblioteca.otroporto.com.br ou através do Instagram @bibliotecaotroporto.

Serviço:

Biblioteca OTROPORTO

Aberta de segunda a sexta-feira das 13h30 às 17h

Local: Rua Benjamin Constant, 701 – Porto – Pelotas/RS

Agenda:

20/3 (19h) – Palestra “Negritude e periferia, de nós para nós”, com  Camille Silveira.

27/3 (18h) – Clube de Leitura “Ler Mulheres”, projeto de extensão do Centro de Letras e Comunicação da UFPel. Livro “A maior mentira do mundo”, de Luciana Gerbovic.

17/4 (19h) – Palestra “Fanzines: da cultura punk à literatura independente no Brasil”, com Jenis Azevedo (Jay Djin).

22/5 (19h) – Palestra “As palavras também se levantam”, com Roberto Giovanaz.

A parceria com a UFPel se repete em 2025 com mais um clube de leitura (Foto: Paola ‘Lola’ Brum)

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*