Trabalhos autorais de cinco quadrinistas brasileiros celebram a obra do cantor inglês, em Porto Alegre.
A vida e a obra de David Bowie serão homenageadas numa exposição inédita a ser inaugurada no dia 3 de junho, na Galeria Hipotética, em Porto Alegre (Rua Visconde do Rio Branco, 431 – Bairro Floresta). A ilustradora e escritora porto-alegrense Paula Mastroberti reúne-se com quatro artistas de diferentes cidades do Brasil para exibir suas interpretações e impressões da carreira do cantor, falecido em janeiro de 2016 e um dos principais nomes da cultura popular do século XX. A exposição será lançada em um jantar temático com cardápio elaborado pelo chef Marcos Cardozo, também um fã de David Bowie e chef de cozinha contemporânea antirrestaurante.
Os artistas participantes da mostra, além de Paula Mastroberti, são: Lila Cruz, de Salvador/BA; José Aguiar, de Curitiba/PR; Fabio Lyra, do Rio de Janeiro/RJ; Samanta Flôor, de Porto Alegre/RS.Todos são conhecidos e premiados por seus trabalhos na produção de histórias em quadrinhos e nutrem admiração pelo artista britânico. As ilustrações, em tamanhos A3 e A4, produzidas em técnicas diversas como pintura digital, nanquim e aquarela, celebram Bowie com a paixão e a reverência que o artista merece.
O jantar de lançamento acontece no dia 3 de junho, às 19h30min, mediante ingresso de R$ 35,00 e limitado a 50 pagantes. As entradas devem ser compradas antecipadamente na galeria. Confira o menu abaixo:
Entrada:
Aladdin Sane
Salada de lentilhas com tomilho e balsâmico; moranga, beterraba e queijo cremoso.
Prato principal:
China Girl
Arroz assado, crocante, com molho agridoce de abacaxi, grão-de-bico, cenoura, pimentão e cebola.
Sobremesa:
Let’s Dance
Ganache (chocolate meio-amargo com creme de leite), com toque cítrico de laranja e base de farofa de amendoim doce.
Sobre os artistas
Paula Mastroberti, Porto Alegre/RS
Artista plástica, escritora, ilustradora e quadrinista, com 11 obras publicadas, e também professora do Instituto de Artes da UFRGS. Entre suas publicações na área dos quadrinhos destacam-se “Adormecida: cem anos para sempre” e a participação na antologia gráfica “Osmose: o Brasil e a Alemanha em quadrinhos”, uma publicação bilíngue promovida pelo Goethe Institut de Porto Alegre. Como escritora e ilustradora, entre seus trabalhos mais conhecidos estão “Cinderela: uma biografia autorizada”, pelo qual recebeu o prêmio Açorianos em literatura infanto-juvenil, e “Heroísmo de Quixote”, Prêmio Jabuti na categoria Juvenil. “Minha relação com David Bowie pode ser resumida nessa frase, publicada originalmente no jornal Zero Hora em 17 de janeiro de 2016: ‘Saber que ele existiu me faz bem’.”
José Aguiar, Curitiba/PR
Premiado quadrinista, pela sua editora independente Quadrinhofilia publicou as séries Folheteen e Vigor Mortis Comics. Publicou também na França, Portugal. Alemanha e Itália. É cocriador dos premiados eventos Cena HQ, projeto de leituras dramáticas de HQs no teatro e também da Gibicon. Foi indicado ao Prêmio Jabuti pelo seu livro “Reisetagebuch – Uma Viagem Ilustrada pela Alemanha”. Publica as tiras Folheteen e Nada Com Coisa Alguma na revista cultural Curitiba Apresenta e no jornal Gazeta do Povo. Também é autor da webcomic A Infância do Brasil, que narra nossa história pela perspectiva da infância (www.ainfanciadobrasil.com.br).
Fabio Lyra, Rio de Janeiro/RJ
Ilustrador e quadrinhista. Cria HQs POPs sobre gente normal e encara seus quadrinhos como se fossem canções de um álbum com a trilha sonora da sua vida. Publicou HQs em um monte de publicações. Entre elas: Clube do Single Volume 1: The Concept, Menina Infinito #1, Surfista Calhorda, Golden Shower, +Soma, Café Espacial, e MOSH!; além de participar da antologia “Irmãos Grimm em Quadrinhos” e “MSP50”. Também edita a revista Smegma Comix e foi um dos editores da antologia Surfista Calhorda, além de ter co-editado a edição 2 da revista Golden Shower. Vencedor do troféu HQMIX 2006 e Ângelo Agostini 2008.
Samanta Flôor, Porto Alegre/RS
Autora e ilustradora freelancer. Entre suas publicações destaca-se o “Astronauta de Pijama”, um livro infantil em quadrinhos e sem palavras; “Toscomics”, série de tirinhas autobiográficas; “Chance”, com roteiro de Diogo Cesar; “Click” e “Três”, ambos independentes, e várias coletâneas como “MSP Novos 50”, “Memórias de Mauricio”, “SPAM”, “Guia do Falido”, “Aqui e Acolá” e algumas edições de “Café Espacial”. O amor por David Bowie surgiu quase ao mesmo tempo que o amor aos quadrinhos, quando viu Jareth pela primeira vez. www.samantafloor.com.br.
Lila Cruz, Salvador/BA
Jornalista e ilustradora. Já realizou duas exposições solo e fez a curadoria de uma exposição de artistas mulheres em Salvador, que reuniu os trabalhos de cerca de 30 autoras. Publicou seu primeiro zine em 2013, e em 2015 lançou o Projeto Quadrada para acabar montando sua própria editora de publicações especiais. Foi aí que imprimiu, ao todo, 900 revistas, 300 de cada título, numa Risograph em casa. Conheceu Bowie lá no início da adolescência, ao assistir “Cristiane F.” e ouvir a versão do filme para Heroes. Depois disso, gravou a música em fita K7 e caçou o disco homônimo à música até encontrá-lo num sebo de Salvador. À medida que sua relação com Bowie ficou mais séria, passou por Life on Mars, The Man Who Sold The World e Lady Stardust, para ter seus vinte e poucos anos definidos por uma única frase de Queen Bitch. Atualmente tem um relacionamento sério com Lazarus.
BOWING: abertura da exposição e jantar elaborado por Marcos Cardozo
Quando: 3 de junho, 19h30min.
Onde: Galeria Hipotética (Rua Visconde do Rio Branco, 431 – Bairro Floresta – Porto Alegre/RS).
Quanto: R$ 35,00 (para participar do jantar temático, entrada antecipada no local).
Contato: Galeria Hipotética, 51 3013.2015, contato@hipotetica.com.br.
A exposição fica aberta ao público até o dia 2 de julho.
Faça um comentário