Caixa d’água da Piratinino é foco da programação do Iphan


Parte integrante do rol de monumentos pelotenses com Tombamento Federal, a Caixa d’água em ferro na Praça Piratinino de Almeida, será o foco principal da programação do 4º Encontro Técnico de Restauração de Estruturas Metálicas Históricas, evento que acontece em Pelotas entre os dias 04 e 05 de novembro. O Encontro, organizado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) conta com o integral apoio da Secretaria de Cultura local, e pretende reunir, no município, cerca de 70 técnicos em restauração, convidados e dirigentes de todas as superintendências nacionais do Iphan.

284a1d95afb98d6fa75c3935789497dfJá na palestra de abertura do evento, que ocorre nas dependências do Auditório do IF Sul, no dia 04, a superintendente do Iphan no RS, Ana Lúcia Meira, abordará a temática da “Contextualização da Caixa D’água da Praça Piratinino de Almeida na história de Pelotas”. Além do contexto histórico e da importância do monumento, um dos poucos exemplos no país de estrutura em ferro, serão abordados também temas técnicos acerca das estruturas metálicas e sua conservação, técnicas de restauro deste material e palestras abordando a arquitetura em ferro de Pelotas.

A programação do Encontro tem início dia 04, às 9h, contando com a presença de gestores locais, do Diretor do Depam/Iphan, Dalmo Vieira Filho, da Superintendente do Iphan/RS, Ana Lúcia Meira, da Coordenadora Geral de Bens Imóveis, Érica Diogo e da Coordenadora de Conservação e Restauração do Iphan, Sílvia Puccioni. No dia 03, às 19h, a Prefeitura faz a entrega à comunidade, do Casarão 06, totalmente restaurado.

Fonte: pelotas.com.br

____________________________________________________________________
!- e-Cult Pelotas/RS Você também pode participar! Veja como é fácil.