Capão do Leão recebe Sarau Literário com Janice Barth, Xirú Antunes e Everson Maré


Janice Barth
Parte da capa do livro Granito da autora Janice Barth - Capa: Giovani Faganello

No dia 20 de abril, sábado, três grandes nomes da cultura gaúcha estarão reunidos na cidade de Capão do Leão, no Sarau Literário que acontece na Floricultura & Café Ponto de Luz.

A escritora gaúcha Janice Barth, o poeta, payador e compositor Xirú Antunes, autor de “Olhos Pampa”, e o músico e compositor Everson Maré, com seu CD autoral “Sinceridade”, brindarão a comunidade com um marcante Sarau Literário na cidade que é berço do romance histórico “Granito”.

Os escritores e poetas convidam à região sul do Estado a estarem presentes nesse evento gratuito que, sem dúvida, marcará o outono Leonense com muita música e literatura.

Janice Barth

Janice Barth

Foto: Janice Barth – Divulação

Estreou na literatura com o romance ambientado em Capão do Leão, Pelotas, Bagé e Rio Grande. “Granito”, sua primeira obra, mescla ficção e experiências pessoais em torno da mediunidade, de autodescobertas, tórridas paixões, vilania e de uma revolução.

“Granito” celebra a cidade através de registros muito reais feitos pela autora, cuja trajetória com sua obra já inclui feiras, palestras, encontros e saraus em outros estados e países, desde o nascimento de GRANITO em outubro de 2021.

A obra narra a saga da protagonista Laura MacNeil, começando por sua chegada em Capão do Leão, cidade localizada no extremo sul rio-grandense, que serve de principal cenário para a história. Vinda de Toronto (Canadá) para pesquisar documentos de sua família.

Laura acaba por descobrir que é possuidora de poderes mediúnicos, um dom que lhe permite rever a história de seus antepassados numa tela líquida dentro de uma cavidade, esculpida numa rocha de granito por milênios de erosão.

Em busca por suas origens, ela conhece Gerson Nunes, um advogado de Pelotas, com quem vive um intenso caso de amor. Num processo de redescoberta, a personagem desvenda uma nova dimensão em sua vida, vivenciando outra realidade, na qual se reinventa como mulher.

Realidade, fantasia e sonho se misturam em Granito, amarrando fatos históricos e criações ficcionais, em uma narrativa que combina vivências pessoais e recursos literários. A trama está repleta de drama, aventura, lenda e emoções, com as visões de Laura MacNeil, resgatando a travessia do Atlântico por seus antepassados, num vapor no final do Século XIX.

Xirú Antunes

Xirú Antunes

Xirú Antunes – Divulgação

Compositor e payador reúne em sua obra: “Olhos Pampa”, noventa poemas em seis capítulos, que estão distribuídos em 175 páginas. Três pátrias, irmanadas por traços culturais, estão no DNA artístico do poeta e intérprete Xirú Antunes. Sua vertente folclórica reúne Brasil, Argentina e Uruguai.

“É o homem campeiro e trabalhador da terra, que toma seu mate nas três pátrias, e escuta milongas, chamamés, polcas, vaneiras, vidalas, chacareiras, zambas. Enfim, é um universo que tem identidades praticamente iguais”, diz Xirú Antunes, que nasceu em Pedro Osório e teve vivência rural em Piratini.

No início da década de oitenta, Xirú passou a conviver com Joca Martins, Fabiano Bacchieri, Luiz Marenco. O jovem estimulado pela arte de Atahualpa Yupanqui, Jayme Caetano Braun, Noel Guarany, José Hernandez, Cenair Maicá, encontrou nos festivais um espaço para apresentar seus versos, uma trajetória com inúmeras premiações.

Everson Maré

Everson Maré

Everson Maré – Divulgação

Já gravou e atuou com conceituados artistas da música latino-americana. Integrou o conjunto musical – Os Serranos -, ganhando um disco de ouro pela vendagem de mais de 100.000 cópias; foi eleito o músico mais premiado em festivais no ano de 2011, segundo pesquisa realizada pelo Jornal Diário Popular, e também recebeu diploma de honra ao mérito, no estado de Santa Catarina, pela relevante contribuição junto à cultura gaúcha. Em 2012, Maré lançou o CD “Sinceridade”.

Maré nos fala do “ser gaúcho”:

“Eu vejo a cultura gaúcha de uma forma mais abrangente. Num aspecto que não se restringe somente à música. Vejo como uma forma de vida, uma maneira de se expressar, de agir, enfim. Basicamente, penso que a nossa cultura tem muito a ver com nossas tradições familiares, religiosas, artísticas e culturais. Eu tenho orgulho de andar sempre pilchado. Sempre tive orgulho, desde o tempo em que era feio andar de bombacha, eu andava.”

Sarau Literário com Janice Barth, Xirú Antunes e Everson Maré
Quando? Sábado, 20 de abril de 2024
Hora? das 17h às 19h
Onde? Floricultura e Café Ponto de Luz – Av. Narciso Silva, 1344, Capão do Leão, RS

Evento gratuito e com vagas limitadas
Contato: (53) 3275.1165
E-mail: [email protected]
Instagram: @livro_granito para mais informações sobre o Sarau

Leia também: Festival Internacional Sesc de Música foi prestigiado por mais de 40 mil pessoas em sua 12ª edição

1 Comentário

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*