Capital social e retweets são tema de pesquisa


Um estudo elaborado pela professora do curso de Comunicação Social e do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) Raquel Recuero, em parceria com outros dois pesquisadores, foi aprovado para apresentação na 5ª Conferência Internacional de Webblogs e Mídias Sociais (ICWSM 2011), ocorrida de 17 a 21 de julho, em Barcelona, Espanha. Intitulado “Como o capital social afeta os retweets?”, o full paper foi produzido em conjunto com Ricardo Araújo, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), e Gabriela Zago, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

No trabalho, foram investigadas como ocorrem as práticas de repasse de informação na rede social Twitter no Brasil, os chamados retweets ou RT’s, a partir da percepção de determinados tipos de valores (capital social), como credibilidade, reputação e visibilidade. “A decisão de repassar ou não determinada informação parece perpassar um jogo de percepção de ganhos e investimento que influencia essas práticas e seus resultados”, explicou Raquel. “O que significa que antes de apertar o botãozinho de RT ou fazer um RT manual (copiado) há uma avaliação dos possíveis valores que serão obtidos com aquela informação sendo propagada pelos seguidores”.

Após analisar 151 questionários respondidos por twitteiros brasileiros e quatro estudos de caso de quase 3 mil retweets, os pesquisadores chegaram à conclusão de que as motivações das práticas são bastante egoístas. “Ao invés de gastar tempo buscando novas informações e coletando coisas relevantes, através do retweet é possível receber parte do crédito pela mensagem propagada com o mínimo de esforço investido”, comentou a professora. “Apesar disso, o RT gera muito mais valor para a fonte originária do que para aqueles que retuítam. O benefício é proporcional ao investimento”

Fonte: ucpel.tche.br

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