Deve ser marcado nos próximos dias o ato solene para o tombamento do Castelo Simões Lopes, pelo Governo do Estado. O imóvel, construído em 1923, tem mil metros de área construída, e é propriedade do Município desde 1991. Ontem (08) foi assinada, pelo secretário de Cultura do Estado, Assis Brasil, a portaria que estabelece o tombamento, que será feito pelo Instituto do Patrimônio Histórico do Estado (Iphae).
O prédio, que lembra um castelo medieval com torres e ameias, foi projetado pelo arquiteto suíço Fernando Rullman, e foi cenário de reuniões de autoridades da época, como Washington Luís e Getúlio Vargas. Augusto Simões Lopes, que mandou construir o Castelo, foi prefeito de Pelotas em dois mandatos: entre 1924 e 1928 e 1932 e 1933 – mandato que não concluiu para assumir a presidência do Banco do Brasil durante a revolução de 1930, cargo com status de ministro de Estado. Foi senador,e presidente do Grêmio Esportivo Brasil – período em que o time pelotense conquistou o primeiro Campeonato Gaúcho. Era filho do charqueador Visconde da Graça.
Pelo inventário municipal, o prédio pode sofrer alterações internas desde que preservadas as características arquitetônicas, artísticas e decorativas externas. O castelo fica na avenida Brasil, 824, na saída para Rio Grande.
Redator: Alessandra Meirelles – 10052
Foto: Arquivo ASCOM
Editor, gestor de conteúdo, fundador do ecult. Redator e pretenso escritor, autor do romance Três contra Todos. Produtor Cultural sempre que possível.