Católica dá início às comemorações de seu cinquentenário


Abertura da contagem regressiva para o jubileu de ouro. Assim pode ser considerada a cerimônia que ocorreu na manhã desta sexta-feira (30), na Universidade Católica de Pelotas (UCPel), reunindo comunidade acadêmica, autoridades e imprensa. Entre as atividades realizadas na abertura oficial das comemorações do cinquentenário da Universidade esteve a apresentação da logo que acompanhará a marca da UCPel durante 2010 e do selo postal comemorativo encomendado junto aos Correios para ser colocado nas correspondências enviadas pela Católica neste ano.

62530042010181858“Lembrar 50 anos de uma pessoa já é importante. Lembrar os 50 anos de uma instituição é mais importante ainda”, disse o reitor da Universidade, Alencar Mello Proença, sobre a data a ser comemorada em 07 de outubro. “Para nós, vinculados há mais ou menos tempo a essa Casa, é um orgulho comemorar esse aniversário e ver que não é só para a formação de pessoas que vive a Universidade, mas para a articulação com a comunidade, sobretudo na área da saúde”.

O chanceler da UCPel e bispo de Pelotas, Dom Jacinto Bergmann, ligou os 50 anos da Católica  ao centenário da Diocese, também celebrado em 2010. “O fato de a UCPel ter sido criada bem no meio da história da Diocese mostra a preocupação de Dom Antônio [Zattera, fundador da Universidade] em imprimir valores consistentes e permanentes, cumprindo a missão de colocar Jesus Cristo, o caminho certo, a verdade segura e a vida plena, nesta área tão importante para o ser humano, que é a educação”, pontuou.

“Queremos cada vez, mais e mais, mostrar nossa instituição à comunidade e interagir com ela, melhorando a qualidade de vida da nossa gente”, destacou o diretor da Rádio Universidade (RU), José Maria Marques da Cunha. Cunha é também presidente da comissão especial organizadora que tem como função planejar, coordenar e executar atividades relativas ao aniversário da UCPel.

Além da apresentação da música comemorativa do cinquentenário, gravada e mixada no estúdio do curso de Tecnologia em Produção Fonográfica, outra atividade que marca o início da celebração pelos 50 anos da UCPel é o lançamento do Concurso Literário “As Obras de Dom Antônio Zattera”, do qual participarão alunos de escolas estaduais, municipais e particulares de Pelotas. Dividido em duas etapas, o concurso premiará a melhor participação com uma bolsa de estudos integral para o curso de Letras e uma televisão LCD de 42 polegadas. Os segundo e terceiro lugar ganharão, respectivamente, um notebook e uma câmera fotográfica digital.