A Secretaria de Cultura local (Secult), por meio de seu Departamento de Artes Visuais, inaugura, nesta segunda-feira (22), as novas mostras que ocuparão as Salas Antônio Caringi e Ináh D’Ávila Costa, localizadas no Centro Cultural Adail Bento Costa, na Praça Coronel Pedro Osório, 2 – sede da Secult.
A Sala de Exposições Antônio Caringi, recebe artistas e convidados para vernissage nesta segunda-feira, às 19h. O local será o palco escolhido para a apresentação dos trabalhos fotográficos do Núcleo de Pesquisa em Fotografia e Educação da UFPel/CNPq. A Mostra denomina-se “(Re)Desenhando a Cidade”, reunindo imagens obtidas através da técnica “Foto da Lata” e caracteriza-se por ser uma exposição coletiva dos artistas Amanda Funari, Carine Rodriguez, Chanaísa Melo, Cláudia Brandão, Elisa Salengue, Flávio Forlin, Priscila Siqueira e Sílvia Escobar, todos apresentando paisagens urbanas pelotenses em fotos realizadas em técnica artesanal, característica dos primórdios da fotografia. As distorções provocadas pela utilização de latas como câmaras fotográficas surpreendem, despertam a curiosidade e geralmente encantam o espectador, tão adaptado às facilidades da tecnologia digital.
A visitação tem início dia 23, encerrando-se no dia 09 de setembro. A Sala de Exposições abre ao público de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, com entrada franca.
Na Sala de Exposições Ináh Costa, tem início a mostra coletiva denominada “Olhares através do tempo III”. A mostra reúne os trabalhos de sete artistas que atuam ou já atuaram no Município contribuindo, assim, para o desenvolvimento artístico e cultural das artes visuais em Pelotas e no Rio Grande do Sul.
Boa parte do acervo a ser exposto é constituído por meio de doações e principalmente pelos famosos “Salões de Arte”. Estes salões contribuíram generosamente para a formação de um mercado de arte local. Foi um período de grande efervescência, formando assim, um público apreciador e ao mesmo tempo consumidor deste mercado. O referidos Salões realizaram-se entre os anos de 1983 e 1988, sendo que o primeiro deles tinha o objetivo de estimular e descobrir novos talentos artísticos.
Compõem a Mostra os seguintes artistas: Ângela Schilling Pitanga (gravura), Gloé (gravura), Arlinda Nunes (acrílica sobre madeira), Pedro Luiz Marasco (grafite e aquarela), Walmor Correa (grafite e lápis de cor) e Paulo Damé (escultura em Pedra).
A mostra “Olhares através do tempo II” tem vernissage programado para esta segunda-feira à noite, na própria Sala de Exposições e sua abertura ao público se dá no dia seguinte (23) e permanece até 09 de setembro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, com entrada franca.
Fonte: pelotas.com.br
Editor, gestor de conteúdo, fundador do ecult. Redator e pretenso escritor, autor do romance Três contra Todos. Produtor Cultural sempre que possível.
Faça um comentário