Os integrantes da Associação dos Cavaleiros da Cavalgada Cultural da Costa Doce, presidida por Carlos Gonçalves, partiram de Guaíba na terça-feira(30), onde ocorreu uma cerimônia junto ao Cipreste e a Casa de Gomes Jardim, um dos líderes da Revolução Farroupilha. “Ali foram traçadas as estratégias finais para invasão à Porto Alegre, em 1835”, informa Carlos. Foi também naquela casa que posteriormente faleceu o General Bento Gonçalves, acometido de problemas pulmonares. O roteiro inclui ainda as cidades de Guaíba, Barra do Ribeiro, Tapes, Arambaré, Camaquã, São Lourenço do Sul, Canguçu e Piratini, a Capital Farroupilha. Durante o percurso novos cavaleiros estarão integrando o grupo.
Hoje(31) eles estão cruzando os municípios de Barra do Ribeiro e Tapes e amanhã(1º) chegam a Arambaré. Nas margens da Lagoa dos Patos, os cavaleiros visitarão o local onde ocorreu o desembarque das tropas imperiais comandadas pelo célebre Moringue. O grupo passa ainda por Camaquã e chega a São Lourenço do Sul na sexta-feira(2), onde acampam na localidade do Boqueirão, em uma fazenda que pertenceu a um primo do General Bento Gonçalves, na zona rural da cidade. “Era um local de suporte das tropas, onde eram repostos suprimentos e carne para os farrapos”, complementa Carlos. Na segunda-feira(5) os cavaleiros já estarão em Canguçu, onde pernoitam no CTG Sinuelo e de lá seguem para Piratini, onde estará instalado o Governo do Estado
Satolep Press
www.satoleppress.com
Editor, gestor de conteúdo, fundador do ecult. Redator e pretenso escritor, autor do romance Três contra Todos. Produtor Cultural sempre que possível.
Faça um comentário