Presenciar a experiência da terceira dimensão nos cinemas das capitais e grandes metrópoles é algo cotidiano. Agora imagine assistir durante cinco minutos a um filme com seis dimensões, em sala de cinema montada sobre um caminhão. Essa é a realidade dos veranistas e moradores do balneário Cassino. Os mentores e sócios do projeto, Cléber Porto e Jorge Vasquez, adotaram a praia desde o Natal de 2011 e pretendem ficar até o término do Carnaval com a estrutura montada na avenida Rio Grande, em frente ao Hotel Atlântico.
Além da tradicional projeção em três dimensões, os sentidos de olfato e tato são os diferenciais do projeto Cine 6D. Rajadas de vento, água, presença de cheiros e o movimento das poltronas permitem a interação do público com o filme.
Os dois amigos trabalhavam com os segmentos de infláveis, mas a ideia de adquirir algo diferente surgiu durante uma feira na cidade de São Paulo, em junho do ano passado. Como forma de atrativo para os espectadores, o cinema era originalmente colocado em shopping centers e os proprietários foram pioneiros em tornar o Cine 6D móvel. O projeto já passou por cidades gaúchas como Esteio, Humaitá, Júlio de Castilhos e Rio Grande.
De acordo com um dos proprietários, Cléber Porto, a aceitação das pessoas é de quase 100%. Ele comenta que crianças, adolescentes, adultos e até idosos ficam impressionados com as sensações proporcionadas pelo cinema.
Além dos diferenciais oferecidos pelo brinquedo, uma televisão localizada na parte externa da sala mostra a reação dos participantes para os familiares e amigos que ficam do lado de fora. O cinema funciona todos os dias da semana entre as 18h e a 1h. O preço do ingresso é de R$ 5,00 por pessoa.
Por: Diego Balinhas
diego@diariopopular.com.br
Fonte: www.diariopopular.com.br
Editor, gestor de conteúdo, fundador do ecult. Redator e pretenso escritor, autor do romance Três contra Todos. Produtor Cultural sempre que possível.