Colégio Simon lança a RICS – Rádio Informação Comunicação Simon


O projeto tem o objetivo de resgatar a história do rádio, como também a história do rádio em Pelotas…. dentro da constituição da cidade.

A RiCS funciona dentro das festividades do Colégio Simon, sendo de responsabilidade de um grupo de alunos do primeiro ano do Ensino Médio, outro do segundo e dois grupos do terceiro ano do E. Médio. Os alunos já se reuniram para captar recursos para aquisição de material para melhoramento das transmissões e instalações, já visitaram uma rádio e além de conversarem e pesquisarem sobre a profissão de locutores, pesquisaram e observaram, também, a parte técnica.

Em função dos duzentos anos de Pelotas, a rádio durante as últimas três semanas de programação tem começado suas atividades com o hino de Pelotas, seguido do Hino do Rio Grande do Sul.

Para Matheus leal” o projeto foi importante para perdermos o medo de falar em público, Porque neste caso toda a informação e emoção deve ser transmitida pela voz.

Dentro da programação da RICS, os alunos divulgam os demais projetos da escola, como também algumas notícias do jornal do dia, notícias nacionais e atendem à pedidos de canções dos alunos. Também apresentam curiosidades, homenageiam aos professores, aniversariantes e dão dicas sobre saúde, por exemplo, as do Dr. Afrânio Krüger.

• Cuidar da alimentação
• Agasalhar-se bem
• Evitar ambientes fechados
• Lavar bem as mãos
• Tomar bastante líquidos
• Evitar contatos com secreções

Para José Carlos Miritz, idealizador do projeto, “ Como ele é um projeto aberto, admite novas inserções diárias, colocando informação e comunicação a toda a comunidade escolar(professores, funcionários e alunos) e, ainda, o trabalho consegue integrar outros projetos e divulgar eventos”.

A RICS acontece num período de comemoração dos duzentos anos de Pelotas e assim, procura sempre resgatar a história do rádio junto com a história da cidade, por exemplo, a rádio Pelotense, fundada em 1925, foi a primeira do estado e a terceira do país. Para Alberto Krüger “ O projeto é muito importante para nós, pois temos contato com a rádio e também por colocarmos nosso conhecimento em prática”.

Fonte: Elisângela Maas