Espetáculo premiado de Fauzi Arap ganha remontagem no projeto “Idas e Vindas”, patrocinado pela Volvo.
O espetáculo “Chorinho”, que rendeu ao dramaturgo Fauzi Arap o prêmio de melhor autor pela APCA – Associação Paulista de Críticos de Arte –, ganha uma nova montagem com atuação das atrizes Denise Fraga e Cláudia Mello. A peça estará no palco do Theatro São Pedro no dia 9 de agosto, dentro do projeto “Idas e Vindas”, patrocinado pela Volvo, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. A direção é de Marcos Loureiro e do próprio Arap.
Com bom humor “Chorinho” retrata a inusitada amizade de uma aposentada, vivida por Claudia Mello, com uma moradora de rua, papel de Denise Fraga. A narrativa mostra como a solidariedade e o respeito podem superar fortes preconceitos. No palco, uma senhora aposentada e solteira, sofrendo com a solidão, tenta uma aproximação com uma moradora da praça, mas tem medo de conversar com uma possível marginal. Com o passar do tempo, marcado por sete momentos no espetáculo, as duas vão dividindo seus lamentos e acabam se tornando amigas. A comédia é construída através desta interação, pontuada pelo sarcasmo da moradora de rua e o jeito patético da senhora.
Autor e diretores:
Fauzi Arap trabalha com teatro desde 1958, inicialmente como ator. Três anos depois começou a carreira de diretor e passou também a escrever. Em seus trabalhos, principalmente nos que assina o texto, há sempre sua expressão original unindo poesia e questões sociais. Arap busca referências em diversos estilos de dramaturgia, característica que garantiu a ele dois prêmios Shell de melhor direção. Também é conhecido por ser um dos pioneiros em dirigir shows musicais no Brasil.
Marcos Loureiro, que trabalha desde 1991 como ator profissional, estreou como diretor em 2004, com o espetáculo “Hotel Lancaster”, e foi indicado a prêmios de melhor direção nos festivais de teatro de Londrina e Porto Alegre naquele ano. Sua carreira internacional como diretor de cena passa por festivais em Miami (EUA), Madri (Espanha), Festival de Teatro de Portugal, o circuito Performance Art (EUA), entre outros.
As atrizes:
As atrizes que dão vida às personagens de “Chorinho” são Denise Fraga e Claudia Mello, conhecidas por atuações na televisão e por extensa carreira teatral. Denise passou por diversas novelas na Rede Globo, desde 1987, e tem como atuações mais lembradas na TV o quadro ”Retrato falado”, do Fantástico, em que encenava histórias reais de telespectadores do programa. A atriz também conquistou diversos prêmios no cinema, em festivais como os de Havana, Gramado e o Grande Prêmio Cinema Brasil. Cláudia trabalha como atriz desde os anos 1970, tendo atuado em novelas, minisséries (entre 2005 e 2007, participou de “A diarista”), cinema e teatro. Em 1986, trabalhou com Fauzi Arap pela primeira vez na peça “As margens do Ipiranga”, que lhe rendeu o Prêmio Shell de melhor atriz. No ano passado, a atriz participou da novela “A vida da gente”, na Rede Globo. Na primeira montagem de “Chorinho”, em 2007, também com direção de Fauzi e Loureiro, Claudia Mello já estava em cena, no mesmo papel da senhora aposentada. Caio Blat viveu o morador de rua. Nesta nova versão, o papel tem uma alteração, adaptado para Denise Fraga.
Sobre o projeto Idas e Vindas:
O projeto Ida e Vindas é patrocinado pela Volvo, como forma de disseminar a cultura por meio de espetáculos teatrais e oficinas de música, em várias cidades do Brasil. Em 2012, é a vez da peça teatral “Chorinho” e das oficinas do grupo Uakti viajarem pelo país, sempre com preços populares e oficinas gratuitas.
Serviço
Chorinho – espetáculo de Fauzi Arap com Denise Fraga e Cláudia Mello
Dia 9 de agosto no Theatro São Pedro, 21h
Praça Marechal Deodoro, s/n – Porto Alegre
Ingressos: R$ 30,00 (inteiro) e R$ 15,00 (estudantes e maiores de 65 anos), na bilheteria do teatro
Fonte: Bebe Baumgarten e Kellen Hoehr/BD Divulgação
Editor, gestor de conteúdo, fundador do ecult. Redator e pretenso escritor, autor do romance Três contra Todos. Produtor Cultural sempre que possível.