O Projeto de Extensão Comunidade Viva, da Capelania da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), foi um dos contemplados pela Oficina de Tapeçaria Artesanal, ministrada pelo artista plástico Túlio Oliver. Entre os dias 21 e 25 de março, dez integrantes do projeto aprenderam um dos pontos criados pelo artesão, o Nó do Gaúcho.
A atividade, realizada no salão da Paróquia Senhor Ressuscitado, no bairro Areal, integra a série de oficinas aplicadas entre grupos da cidade para disseminar a técnica de tapeçaria. O aprendizado é proposto pelo artista por meio da réplica de um ladrilho. Segundo o artesão, a ideia é que, agora, os dez membros repassem o que aprenderam para os demais integrantes do grupo.
A verba para as oficinas de técnica em tapeçaria foram cedidas pelo Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Procultura), da Prefeitura de Pelotas. As oficinas ocorrerão até o dia 29 de abril e ainda contemplarão as comunidades Nossa Senhora do Rosário, no bairro Getúlio Vargas; e Santo Antônio, no bairro Santa Terezinha.
Fonte: ucpel.tche.br
Editor, gestor de conteúdo, fundador do ecult. Redator e pretenso escritor, autor do romance Três contra Todos. Produtor Cultural sempre que possível.