Conexões Globais 2.0 promove oficinas na CCMQ, entre 25 e 28 de janeiro em Porto Alegre


O caráter educativo e multiplicador também será valorizado no Conexões Globais 2.0 por meio da realização de oficinas voltadas para o intercâmbio de saberes e experiências. Trata-se de atividades práticas, com a ideia central de estimular e fortalecer a autonomia e autogestão dos atores da comunicação e da cultura digital.

Serão realizadas oficinas de produção e edição multimídia e de ferramentas e estratégias para mídias sociais e jornalismo online, para instrumentalizar produtores de conteúdo e midialivristas, além de oficinas lúdicas de arte com hardware e lixo eletrônico, instigando a desconstrução e ressignificação tecnológica. As vagas estão quase lotadas! Inscreva-se pelo link: http://conexoesglobais.com.br/inscricao/

Confira a programação:

Dia 25
14h às 18h – Blogoosfero
Oficineiro: Fundação Blogoosfero – Colivre, TIE-Brasil e Paraná Blogs.

Numa oficina prática com demonstração e teste de usabilidade do sistema, blogueir@s, ativistas de redes sociais, software livre, cultura digital, jornalistas e comunicadores em geral têm a oportunidade de conhecer tudo sobre o Blogoosfero, uma plataforma livre – e brasileira – que garante autonomia, liberdade de hospedagem e administração para blogs e redes sociais. A plataforma foi apresentada no segundo Encontro Nacional de Blogueiros em junho do ano passado, em Brasília, onde se destacou a importância da blogosfera gerir sua própria plataforma, deixar de ser apenas consumidora e passar a ser também administradora e provedora de serviços de internet, além de apoiar na prática do desenvolvimento tecnológico do Brasil. Por ser aberta e colaborativa, a plataforma possibilita que sejam integradas as demais iniciativas já em curso, mantendo a autonomia e independência de cada uma delas ao mesmo tempo que as integra.

14h às 16h – Grafitti Vivência
Oficineiro: Luis Flávio Trampo

A rua é uma fonte de inspiração inesgotável para o grafiteiro. Nesta oficina, esta antiga arte das ruas que hoje ganhou os museus é apresentada como uma referência na comunicação visual e expressão popular de nossa sociedade urbana, oferecendo um conteúdo precioso para artistas, futuros profissionais de publicidade e design e demais interessados.

Luis Flávio Trampo é um artista urbano com raiz nas ruas, com trabalho reconhecido em grandes exposições nacionais e internacionais.

14h às 18h – Diga “adeus” às operadoras de internet!
Oficineiro: Rodrigo Troian – @rtroian

Saiba como criar uma rede Mesh de internet sem fio e conquiste “webautonomia” na internet da sua casa, local de trabalho ou até mesmo no bairro onde você mora. As redes do tipo Mesh possuem a vantagem de serem redes de baixo custo, fácil implantação e tolerantes a falhas. Nesse sistema de conexão, cada laptop é um nó, ou seja, os computadores estão interligados entre si, e não dependendo de apenas um servidor central. Desta maneira é possível transmitir mensagens de um nó a outro por diferentes caminhos. Nesta oficina, com ajuda da Associação Software Livre.org, você aprende a configurar a sua, e ainda participa da construção da rede Mesh na Casa de Cultura Mario Quintana. Rodrigo Troian é um administrador que acredita que tudo são sistemas operacionais e protocolos, curioso sobre pequenos sistemas embarcados, acha que as pessoas ainda vão retomar o poder quando todos se conectarem, tenta entender o caos na organização coletiva, vegetariano por não concordar com o sistema produtivo, leitor assíduo de ficção por acreditar que todos precisam viajar um pouco.

14h às 18h – Vire um repórter 2.0!
Oficineiro: André Deak – @andredeak

Aprenda a utilizar ferramentas gratuitas para comunicação multimídia. Conheça uma série de sites e serviços úteis e de uso imediato para criação de mapas, narrativas interativase serviços da web que ajudam no dia-a-dia de quem se comunica pela rede. Pós-jornalista, fotógrafo, professor na pós-graduação da Faap e da PUC nos curso de Jornalismo Digital, André Deak lançou recentemente, junto com Felipe Lavignatti, o projeto Arte Fora do Museu, contemplado com o prêmio Funarte. Co-fundador da Casa da Cultura Digital. Compartilha suas ideias e descobertas em Jornalismo Digital.

14h às 18h – Robótica livre
Oficineiros: Eloir José Rockenbach e Felipe Santos

Realize seu sonho de infância e aprenda a construir um robô com lixo eletrônico. Em meio a soldas, fios e lixo eletrônico, soluções livres substituem produtos comerciais (e caros) e permitem que qualquer um se aproprie da tecnologia e dê seus primeiros passos na Robótica. Nesta oficina, você aprenderá a criar kits robóticos alternativos e, a partir deles, protótipos de robôs, braços mecânicos e afins.

Eloir José Rockenbach é coordenador Técnico do CRC do Centro Social Marista – Grupo de Pesquisa e Desenvolvimento em Robótica Livre e integra o Conselho Geral da Associação Software Livre. Felipe Santos é educador de inclusão digital da rede Marista.

14h às 18h – Crie uma mimoSA (Mídias Móveis SA)
Oficineiros: Alissa Gottfried – @louvadeusa e Felipe Nunes

O conceito de “mimoSAs” poderia render – e rende – trabalhos teóricos densos, mas sua prática é bastante simples, divertida e estimulante. Uma “Mídia Móvel SA” é um objeto artístico, geralmente elaborado a partir de reuso de sucata tecnológica, colaborativamente, que produz, reproduz ou capta informação. Nesta oficina, você aprenderá a construir mimoSAs-Grio: cineminhas que juntam técnicas analógicas dos primórdios da produção de imagens em movimento, e as novíssimas tecnologias de transmissão e compartilhamento de vídeo pela internet, num espaço público onde o aprendizado coletivo, cultural, tecnológico e social é incentivado. Pré-requisitos? Curiosidade e disposição!

Alissa Gottfried é arteducadora popular conectiva da editora Ecoaecoa (foto). Felipe Nunes é arteducador da Ecoaecoa.

14h às 18h – Obra de arte com lixo eletrônico
Oficineiros: Glauco Paiva – @glaupaiva e Hernani Dimantas – @hdhd

Sob incentivo de Glauco Paiva, artista plástico que trabalha as questões sociais ligadas ao consumo das tecnologias e através do descarte de eletrônicos, ou e-lixos, estudantes, designers, artistas, hackers e curiosos estão convidados a experimentar e propor mais formas criativas para a reutilização destes materiais. Um ateliê aberto para soltar a imaginação e desconstruir, literalmente, máquinas que muitas vezes são verdadeiras caixas pretas, de tão enigmáticas, para nós. Artista e ativista, Glauco trabalha as questões sociais ligadas ao uso das tecnologias e ao consumo. Suas obras, que misturam temas como arte, tecnologia e descarte criativo, estão espalhadas por diversos locais no Brasil e no exterior. Tem como principais parceiros os coletivos digitais MetaReciclagem, Lixo Eletrônico, e o Desvio. Hernani Dimantas é autor de “marketing Hacker, a revolução dos mercados”. Criador de caso e ativista, HD é sempre chamado para pacificar ambientes, lixar placas, teorias conspiratórias, etc e tal.

Dia 26
14h às 18h – Construa sua radioweb!
Oficineiro: Thiago Novaes – @thiagonovaes79

Saiba tudo o que você precisa para colocar sua rádio na rede! Do histórico das concessões de licenças de rádio, passando pela legislação e novas concepções surgidas depois da rádio digital, rádio livre, até a montagem de equipamentos. Thiago Novaes é Bacharel em Ciência Política (UNICAMP), coordenou em 2005 a implementação dos Pontos de Cultura Digital junto ao Ministério da Cultura, integrando a Coordenação do Projeto Casa Brasil em 2006. Trabalhou de 2002 a 2004 como pesquisador na Diretoria de TV Digital do Centro de Pesquisas e Desenvolvimento (CPqD), responsável por serviços interativos e audiovisuais. Atua há 10 anos em pesquisa e implementação de rádios de baixa potência, tendo publicado traduções e artigos sobre o tema. Atualmente, cursa o doutorado em Antropologia pós-Social na UNICAMP, investigando a relação humano-técnica e os rumos que o direito autoral e a propriedade intelectual estão tomando neste começo de século XXI. Apresenta programa na Rádio Muda às terças-feiras, das 18h às 20h (http://orelha2.radiolivre.org:8000/muda).

14h às 18h – Seja um VJ livre
Oficineiro: VJ pixel – @vjpixel

Aqui você pode aprender a base para realização de VJing e realizar performances visuais em tempo real utilizando sistema Linux, além de conhecer mais sobre temas como pesquisa de conteúdo e o uso do software e interfaces de controle. Prática focada no LiVES (software livre) e no controle de interfaces. Fuçador de tecnologias livres, Pixel atua como VJ desde 2002 e pequisa o desenvolvimento de interfaces digitais interativas em seu memeLab, o VJ pixel irá compartilhar sua experiência, mostrando seus próprios métodos de trabalho, a forma como prepara e realiza suas apresentações, desde a seleção de conteúdo até a edição ao vivo de imagens.

14h às 18h – WordPress para blogueiros, ativistas e afins
Oficineira: Tatiane Pires – @tatianepires

Nesta oficina, você vai aprender a customizar o seu blog e a conhecer melhor o WordPress, o gerenciador de conteúdos web que já supera 60 milhões de usuários no mundo. Entenda porque ele é tão popular, e como fazer dessa ferramenta um aliado para divulgar suas bandeiras na internet. A instalação e configuração, criação de páginas, posts, categorias e links, temas e plugins e estratégias de publicação e divulgação estão entre os temas abordados. Tatiane Pires é programadora, blogueira e mais mil coisas. Apóia o software livre, a neutralidade da rede, a regulamentação da comunicação, a reforma política. E entende de WordPress.

14h às 18h – Seja um repórter multimídia com seu smartphone!
Oficineiros: Emerson Luis e Brunna Rosa – @emerluis e @brunnarosa

Com a popularização dos celulares conectados à rede, o furo de reportagem está ao alcance do cidadão. Se você tem interesse em ser um comunicador na rede ou já é e quer se aperfeiçoar, venha conhecer as potencialidades da cobertura webjornalística móvel. Do contexto da conectividade no Brasil, passando pela infraestrutura necessária para que tudo seja realizado in loco, fique por dentro da experiência prática de conectar os equipamentos às plataformas de produção de conteúdo existentes, como wordpress, twitter qik, e descubra quais outros equipamentos podem ser úteis nessa tarefa.

Emerson Luis é profissional de comunicação oriundo do rádio e TV e migrado para a Internet há 13 anos. Tem os dois pés na democracia da comunicação desde os 17 anos de idade, quando empostou sua forte voz num transmissor de FM pelos ares de São Paulo na segunda fase do movimento de rádios livres em 1989. Ativista do Software Livre, atualmente escreve aqui.

14h às 16h – Grafitti Vivência
14h às 18h – Robótica livre
14h às 18h – Crie uma mimoSA (Mídias Móveis SA)
14h às 18h – Obra de arte com lixo eletrônico

Dia 27

14h às 18h – Ferramentas digitais para ocupações
Oficineiro: Bernardo Gutiérrez – @bernardosampa

A possibilidade de mobilizar pessoas através da internet tem sido um grande trunfo nas recentes revoluções e reivindicações dos direitos por parte dos cidadãos no mundo todo. Do 15M espanhol à Primavera árabe, conheça ferramentas inovadoras, criadas especialmente para os movimentos, além de novos usos das ferramentas já existentes impulsionadas por esses eventos. Twettometro, bibliotecas comunitárias virtuais, plataformas de crowdfunding, e os interessantes usos dados wikis, trendingtopics, hashtags de twitter, plataformas de envio de mails, whatsapp, de ativismo com realidade aumentada, serão mostradas com suas aplicações práticas, no mundo real. Bernardo Gutiérrez (Espanha/Brasil) é cronista e fotógrafo, participou da fundação do jornal 20 Minutos, em Madrid e Barcelona e, nos últimos 10 anos, teve sua carreira ligada à América Latina. Está atento aos novos movimentos sociais articulados pelas novas redes e mídias sociais.

14h às 18h – Edição gráfica livre
Oficineiro: Felipe Cabral – @f3lipecabral

Quer criar efeitos em textos e logotipos, produzir efeitos de iluminação e sombra, e ideias para criação de efeitos especiais? Aprenda a transformar sua ideia em arte gráfica. Aqui você conhece as noções essenciais para a edição de imagens usando ferramentas livres (Gimp e Inskape), aprendendo desde como melhorar suas fotos digitais até a elaboração de um cartaz promocional ou uma imagem animada gif com stopmotion. Serão trabalhados conceitos e prática de camadas; transparência com gama; bitmaps versus vetores; noções gráficas estéticas, além de dicas sobre compartilhamento (e como encontrar) de imagens em licenças Creative Commons.

14h às 16h – Grafitti Vivência
14h às 18h – Crie uma mimoSA (Mídias Móveis SA)
14h às 18h – Obra de arte com lixo eletrônico
14h às 18h – Robótica livre

Dia 28

14h às 18 – Install Fest
Traga seu computador para passear na Casa de Cultura Mário Quintana e aproveite para instalar um Sistema Operacional Livre. Técnicos e usuários avançados vão orientá-lo passo a passo sobre como utilizar, ou mesmo como experimentar o GNU/Linux sem abrir mão de outro sistema operacional.O seu computador tá difícil de carregar? Isso também não é problema: é só pedir que rapidinho alguém providencia “um linux” pra você. E é de graça. Faz parte do ideal de compartilhamento da cultura livre. E se para você “Software Livre”, “Cultura Livre” e “Sistema Operacional” só remetem a um balãozinho de interrogações, aproveite a oportunidade para conhecer mais sobre esses temas. O Ateliê Digital do Conexões Globais 2.0 é uma sala sala de estar para o público.

14h às 17h – Liberte sua música na rede
Oficineira: DJ Allix

Pensar em estratégia de divulgação em redes sociais parece coisa de publicitário… E é! Mas esse publicitário também pode ser o artista! Facebook, Twitter, Soundcloud, Jamendo, Ning, Onerpm, Twitter, quais as melhores ferramentas de compartilhamento? O que é monitoramento em mídias sociais e quais ferramentas usar? Quais as principais redes de relacionamento para artistas? Colaborativismo, crowdfunding, creative commons – o que é isso? Compartilhar gratuitamente sua música na web pode ser um bom negócio? O que é afinal música livre? Conheça as respostas (ou engrosse o debate) para essas e outras perguntas nesta oficina.

14 às 18h – Viralize-se! Estratégias para redes sociais
Oficineira: Katia Furtado Yamada – @kafurtado

A internet democratizou não só o acesso ao conhecimento, mas também a divulgação e propagação de ideias e bandeiras de grupos e indivíduos que agora podem, de sua casa, compartilhar seus conteúdos, sejam eles manifestos, denúncias, produções artísticas ou produtos, com todo o mundo. O que nem todo mundo sabe, é que o uso de instrumentos e ferramentas analíticas permite maximizar presença na rede. Conheça essas ferramentas e também as especificidades, possibilidades e estratégias para acesso e divulgação de conteúdos nas redes sociais e viralize suas idéias. Katia Furtado Yamada é formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo. É pós-graduanda em Relações Públicas na Faculdade Cásper Líbero, colaboradora do Coletivo Digital e Coordenadora de Mídias Sociais na agência Vert Social Media Intelligence.

14h às 16h – Grafitti Vivência
14h às 18h – Edição de vídeo livre
14h às 18h – Crie uma mimoSA (Mídias Móveis SA)
14h às 18h – Obra de arte com lixo eletrônico
14h às 18h – Robótica livre

Serviço
Conexões Globais 2.0
De 25 a 28 de janeiro
Casa de Cultura Mário Quintana, em Porto Alegre – RS
Oficinas: Inscreva-se pelo link: http://conexoesglobais.com.br/inscricao/

HashTag: #conexoesglobais
Twitter:@conexoesglobais
Facebook: Conexões Globais
Site: http://conexoesglobais.com.br
[email protected]

Bebê Baumgarten/ BD Divulgação
(51) 3028.4201 / 8111.8703