Conexões Gramado Film Market destaca a Indústria do Audiovisual no Festival de Cinema de Gramado


Jorge Furtado apresenta painel Ninguém é obrigado a ver seu filme - crédito Gustavo de Castilhos

Iecine RS é um dos realizadores do espaço dedicado ao mercado que traz paineis com prestigiados profissionais da área, mostras e sessões de cinema gratuitas

A Secretaria da Cultura do RS (Sedac), por meio do Instituto Estadual de Cinema (Iecine), apresenta o 8º Conexões Gramado Film Market (CGFM) desde sábado (10). O Museu do Festival de Cinema de Gramado sediou diversos painéis de capacitação com grandes nomes do audiovisual braileiro, além da Mostra Universitária, com sessões lotadas, e muitas rodadas de negócios. Primeira do gênero no país, a mostra de games está em exposição na Sociedade Recreio Gramadense até o fim do festival.

As capacitações trazem temas diversificados e novas tecnologias, além de negócios e processos criativos. Foram apresentados os painéis Ecossistemas Audiovisuais RS e EBC – Perspectivas da comunicação pública, com Antonia Pellegrino, no dia 10; Roteiros audiovisuais, com Márton Olympio (12); Dirigindo produções bilíngues, com Ansgar Ahlers (13); Mercados & festivais internacionais, com Mariëtte Rissenbeek; Coproduções Brasil-Alemanha, com Ansgar Ahlers, Luciana Dolabella e Liliana Sulzbach; Coproduções internacionais, com Antonio Saura, Fernando Muniz, Paola Wink e Jessica Luz; e Quem Define a Inteligência Artificial?, com Aline Zambrini. As quatro últimas no dia 14.

Para a diretora do Iecine, Sofia Ferreira, formação e mercado devem andar de mãos dadas. “O fato deste ser um espaço de troca faz com que a capacitação e a instrumentalização dos nossos cineastas seja um dos papéis que o mercado deve ter”, aponta. “O Iecine acredita e investe muito nisso”, complementa. Outro destaque levantado pela gestora foram as exibições esgotadas da VII Mostra de Filmes Universitários e todo seu engajamento gerado pela comunidade.

A volta do CGFM ao Museu, localizado no Palácio dos Festivais, foi outro aspecto comemorado por Sofia: “Eu acho que foi uma escolha muito acertada da coordenação do mercado, em diálogo com o Iecine. Esse ano a gente teve um museu lotado, com muita participação”. Ela descreve o local como um ambiente muito inspirador, por seus aspectos históricos: “é o cenário perfeito para a gente poder de fato ter esse espaço acolhedor, que é um dos principais elementos do mercado deste ano”.

Na quinta (15), foram apresentados os painéis Economia da atenção, com Fernando Cabral; Ninguém é obrigado a ver seu filme, com Jorge Furtado, que recebeu o Troféu “Eduardo Abelin” nesta edição do festival; Marketing audiovisual, com Felipe Boclin; e Audiovisual, indutor da economia criativa, com as Film Commissions RS. Na ocasião foi entregue o Prêmio SIAV 40 anos para a “Melhor Locação do Rio Grande do Sul 2024 para a Santa Cruz Film Commission, vencedora do prêmio após uma votação popular.

Gisele Hilt, produtora do evento, reforçou a resiliência gaúcha: “Nosso estado se levanta novamente com a força das Film Commissions, e esse prêmio é um reflexo disso”.  Em sua apresentação, Furtado destacou que um filme precisa ensinar alguma coisa e transformar. Ainda descreve o cinema como atividade econômica cara e coletiva: “a única das sete artes que não dá para fazer sozinho”, apontou. Também foi lançado o Guia de Locação da Gramado Film Commission, de autoria do artista visual Lucas Fialho.

Na noite desta sexta-feira (16) serão entregues as premiações do Iecine para grandes talentos do audiovisual gaúcho. São elas: Troféu Leonardo Machado (Nelson Diniz) e os Prêmios Iecine, divididos pela primeira vez nas categorias Inovação (Aletéia Selonk), Destaque (Alexandre Mattos) e Legado (José Maia). O dia também sedia as capacitações  Coproduções internacionais, com Patricia Della Nina e Leticia Godinho (Ancine) e Realidade Virtual e Inteligência Artificial, com Alberto Moura e Ranz Enberger. Na última noite (17), é a vez da VII Mostra de Filmes Universitários premiar suas produções.

O 8º Conexões Gramado Film Market é realizado pela Gramadotur, autarquia municipal responsável pelos eventos da cidade, pela Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), por meio do Instituto Estadual de Cinema (Iecine), e pela Agência Nacional de Cinema (Ancine).

Sofia Ferreira, diretora do Iecine – crédito Lucas Fialho

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*