Contos Gauchescos terá primeira exibição pública no Acampamento Farroupilha de Porto Alegre


Em formato digital, a versão para as salas de cinema do projeto Contos Gauchescos, de Henrique de Freitas Lima (de Lua de Outubro e Concerto Campestre) , terá pré-estreia aberta ao público no Centro de Eventos do Parque Harmonia, em Porto Alegre, no dia 15 de setembro, quinta-feira, às 21h, integrando a programação oficial dos Festejos Farroupilhas que se realizarão na cidade. O filme tem estréia nos cinemas prevista para o primeiro semestre de 2012 em cópias 35 mm.

Foto: Fernando Riegel

Na véspera do centenário (1912-2012), Contos Gauchescos, de João Simões Lopes Neto, é um clássico da literatura pampeana, ao lado dos argentinos Martin Fierro, de José Hernandez, e Don Segundo Sombra, de Ricardo Guiraldes. Tal como na obra original, a versão para os cinemas é conduzida por Blau Nunes (Pedro Machado) , tropeiro leal e valoroso, que acompanha os espectadores por cinco episódios: o documentário sobre a vida e o legado do escritor – que abre o filme -, e as adaptações dos contos Os Cabelos da China, Jogo do Osso, Contrabandista e No Manantial. Com dezenas de personagens, o filme tem esmerada produção e alia às movimentadas narrativas criadas pelo escritor pelotense a primorosa ambientação dos usos e costumes do pampa, uma marca do diretor Henrique de Freitas Lima.

No elenco que homenageia os atores gaúchos estão nomes como Leonardo Machado, Juliana Thomaz, Roberto Birindelli, Renata de Lelis, Tiago Real, Evandro Soldatelli, Nelson Diniz, Sissi Venturin, Rafael Tombini, João França, Ida Celina, Miguel Ramos e Lurdes Eloy, entre outros. Radicada em Porto Alegre, a atriz baiana Ingra Liberato comprova seu reconhecido talento e está à vontade ao interpretar um personagem clássico da obra simoniana. Filmada em Pelotas, São Gabriel e Piratini, a obra lança diversos talentos ainda desconhecidos do público, como J.N. Canabarro, Tom Perez , Vagner Vargas e Lindsay Gianoukas. O músico e compositor Cristiano Quevedo também estreia no cinema, integrando o elenco de um dos episódios filmados em Piratini. Mais de seiscentos pequenos papéis e figurantes foram selecionados nas comunidades que hospedaram a produção, o que dá ao filme autenticidade e vigor.

A equipe reúne técnicos que formam com Henrique um grupo experiente: a diretora de arte Adriana Nascimento Borba, o diretor de fotografia Eduardo Amorim, o roteirista Pedro Zimmermann, que também assina a direção do episódio de abertura, o montador argentino Cesar Custodio, o compositor Sergio Rojas e a diretora de produção Gina O’Donnell.

O projeto inclui uma versão para a tela pequena, com exibição já acertada com a TV Brasil e TVE RS, em formato de mini-série, com sete segmentos . Aos episódios que integram o filme, serão agregadas as adaptações dos contos Negro Bonifácio e Trezentas Onças. É provável que Pelotas e Jaguarão sediem as filmagens dos novos episódios, o que vem sendo negociado entre as Prefeituras Municipais e os produtores. A pré-estréia do filme terá presença do diretor, equipe e elenco.

Realizado pela Cinematográfica Pampeana e a APEMA como Produtora Associada, Contos Gauchescos é patrocinado, com o apoio da LIC – Lei de Incentivo à Cultura do Rio Grande do Sul e da Lei Rouanet, pelo Grupo CEEE, Celulose Riograndense, Empresas Randon, Banrisul Consórcio , Sulgás e BRDE – Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul.

O IJSLN – Instituto João Simões Lopes Neto, de Pelotas, é parceiro da iniciativa, também apoiada pelas Prefeituras Municipais de Pelotas, São Gabriel e Piratini.

Contos Gauchescos – um filme de Henrique de Freitas Lima
Primeira exibição pública dia 15 de setembro, 21h, no Acampamento Farroupilha
Entrada Franca

Cinematográfica Pampeana
www.cinematograficapampeana.com.br
51 3235 2066

Fonte: BD Divulgação
www.bddivulgacao.com.br

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*