Grupo formado por crianças mostra seu repertório no dia 10 de outubro no Projeto Tamar.
Música cantada por crianças, para crianças e adultos ouvirem. Assim será o final de tarde no Projeto Tamar, no próximo dia 10 de outubro, a partir das 17 horas, com apresentação do Coral do Mar no palco do espaço cultural do centro de visitantes da Praia do Forte, em Mata de São João/BA. Formado por 20 meninos e meninas de oito a 14 anos,o grupo tem aulas de música semanais com o professor e maestro, um dos maiores contrabaixistas brasileiros, Luciano Calazans.
O Coral do Mar integra o Movimento Tamarear e é principalmente mais uma ação de inclusão social e educação ambiental do Projeto Tamar. A formação musical das crianças das comunidades no entorno da base de pesquisa e conservação de tartarugas marinhas vem sendo desenvolvida desde o início de 2010, com o objetivo de fomentar a cultura e sensibilizar as pessoas quanto a causa ambiental.
Além de trabalhar a expressão e estimular a criatividade, o processo de aprendizagem através da música contribui com a formação de seres pensantes, atuantes em seus contextos, seguros de si e conscientes de sua responsabilidade no mundo que os cerca, explica o professor Calazans.
A apresentação do Coral do Mar faz parte da programação do fim de semana das Crianças do Projeto Tamar. O dia 10 contará também com o lançamento do livro Fabrincando, de Tamires Lima, Oficina de brinquedos e show de um dos autores da música Bichos do Mar, Chico Martins, e sua filha Ana Rosa.
Dia 9/out (sexta)
17h – Soltura das tartarugas
20h – Show de lançamento do clipe Juntos pelos Bichos do Mar
Dia 10/out (sábado)
15h às 16h – Lançamento do livro Fabrincando de Tamires Lima
Oficina de brinquedos com Tamires
17h30 – Apresentação Coral do Mar
18h às 19h30 – Show Chico Martins e filha
Dia 11/out (domingo)
10h às 12h – Jogos e oficinas de brinquedos (equipe Tamar) no palco e área filhotões
15h às 17h – Recreações com Eureka brincantes na área dos filhotões
18h às 20h – Sarau do Mar (Música e Poesia)
Dia 12/out (segunda)
10h às 12h – Jogos e oficinas de brinquedos (equipe Tamar) no palco e área filhotões
15h às 16h – Jogos e oficinas de brinquedos (equipe Tamar)
Juntos pelos Bichos do Mar – Na noite anterior, dia 9, a partir das 17 horas, será o lançamento do clipe que canta a conservação das tartarugas marinhas no Brasil. Com direção de Luciano Calazans, vários artistas, pesquisadores e amigos do Tamar soltaram a voz para apoiar a causa em várias praias onde o Projeto está presente.
Com a participação de mais de 20 artistas, carinhosamente apelidados de “nossas feras” pelo fundador e coordenador do TAMAR, Guy Marcovaldi, a noite promete sensações positivas, música de qualidade e interpretações especialíssimas imperdíveis de Lenine, Ricardo Chaves, Saulo, Xangai, Gerônimo, Luciano Calazans, Chico Martins (autor da música Bichos do Mar junto com Guy Marcovaldi), Sergival, Ana Mametto, Yacoce Simões, Marcela Martinez, Marcos Clement, Daya Words e banda Casco Cabeça, tudo isso para celebrar a nova geração de tartarugas marinhas protegidas no Brasil.
Com imagens gravadas em praias de 8 estados brasileiros e a participação de biólogos, oceanógrafos, veterinários, membros das comunidades costeiras e outras pessoas que trabalham para proteger as tartarugas, além de muitos artistas, o clipe traduz a essência do Movimento Tamarear, que representa a força da música em defesa da natureza e das tartarugas marinhas.
Movimento Tamarear – Mais que um neologismo, Tamarear é um verbo de primeira conjugação, cujo significado traduz toda ação em defesa da natureza e das tartarugas marinhas através da música. Nasceu como parte dos eventos comemorativos dos 30 anos do Projeto Tamar, em 2010. Chamava-se, então, 30 Anos de História para Cantar. Deu certo, tornou-se uma atividade permanente e ganhou esse novo nome, criado por Lenine e cantado por Milton Nascimento. Todas as músicas são inéditas e têm como temas principais o ciclo de vida das tartarugas marinhas, a conservação da natureza e a história das pessoas e das comunidades que apoiam o TAMAR.
Projeto TAMAR – Criado há 35 anos, o Projeto TAMAR é uma cooperação entre o Centro Tamar/ICMBio e a Fundação Pró-TAMAR. Trabalha na pesquisa, proteção e manejo das cinco espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no Brasil, todas ameaçadas de extinção: tartaruga-cabeçuda (Caretta caretta), tartaruga-de-pente (Eretmochelys imbricata), tartaruga-verde (Chelonia mydas), tartaruga-oliva (Lepidochelys olivacea) e tartaruga-de-couro (Dermochelys coriacea). Protege cerca de 1.100 quilômetros de praias e está presente em 25 localidades, em áreas de alimentação, desova, crescimento e descanso das tartarugas marinhas, no litoral e ilhas oceânicas dos estados da Bahia, Sergipe, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina. Reconhecido internacionalmente como uma das mais bem sucedidas experiências de conservação marinha do mundo, seu trabalho socioambiental, desenvolvido com as comunidades costeiras, serve de modelo para outros países. O Projeto TAMAR tem o patrocínio oficial da PETROBRAS, através do programa PETROBRAS Socioambiental; o apoio do Bradesco e nos nove estados brasileiros onde atua, recebe diversos apoios locais.
Visite: www.tamar.org.br
Editor, gestor de conteúdo, fundador do ecult. Redator e pretenso escritor, autor do romance Três contra Todos. Produtor Cultural sempre que possível.