Alunos de música que participarão da 1ª edição do Festival Internacional de Música do Sesc precisam estar atentos aos horários de credenciamento. Segundo informações do Sesc/Pelotas, o credenciamento dos participantes ocorre neste domingo (06), no período compreendido entre 8h e 12h para alunos de Pelotas e das 14h às 19h, para alunos de fora do Município. O processo de credenciamento se dá no prédio da Faculdade de Tecnologia do Senac – Fatec – situada à rua Gonçalves Chaves, 602.
Na segunda-feira (07), as apresentações têm início, por meio da realização do Concerto de Abertura, que contará com a participação da Orquestra da Unisinos. A apresentação ocorre às 21h, tendo por local o Theatro Guarany. A entrada é franca. No programa: Dvorak, Sinfonia no 08 e Gershwin, Rapsody in Blue.
Festival Internacional de Música tem início quinta-feira |
Pelotas será sede, pela primeira vez, de um dos maiores eventos musicais do Mercosul, por meio da realização do I Festival Internacional Sesc de Música. O evento tem início no próximo domingo (06), com o credenciamento dos participantes, e deve reunir, no Município, em 14 dias, grandes nomes internacionalmente reconhecidos no mundo da música, como é o caso do pianista Carlos Morejano, Javier Balbinder (oboé), Jean Philippe Chavey (trompa), Laura de Souza (canto), Marcos Machado (contrabaixo) e Nestor Garrote (oboé), além de alunos de música oriundos de vários estados brasileiros e também da Argentina, Uruguai e Peru.
A programação artística contará com 33 espetáculos, divididos em recitais, música de câmara, concertos e shows de música instrumental, além de mais de 30 oficinas de instrumentos e canto ministradas pelos professores. É na área social, porém, que o festival pretende se destacar com a realização de apresentações em escolas e entidades sociais, envolvendo a comunidade com a música que estará presente nas duas semanas, propiciando contato com estudantes e professores de várias partes do mundo. A programação será levada a comunidades carentes da periferia do Município, bem como a grupos impossibilitados de terem acesso à programação, estabelecendo laços estreitos entre estes e o processo pedagógico e artístico do evento. Por meio do Núcleo de Inclusão e Assistência Social, em parceria com projetos municipais, desenvolvem-se atividades musicais e culturais, com o objetivo de sensibilizar, informar, educar e integrar grupos diversos.
Dentre os locais que receberão os espetáculos musicais que compõem o Festival estão: Theatro Guarany, Conservatório de Música da UFPel, Biblioteca Pública Pelotense, Catedral São Francisco de Paula e Clube Brilhante. O Concerto de Abertura ocorre nesta segunda-feira (07), tendo por local as dependências do Theatro Guarany, às 21h, e contará com a apresentação da Orquestra da Unisinos, que atua desde 1996, composta somente por cordas, porém, em apresentações especiais como esta, ganha o reforço de instrumentos de sopro, contrabaixo, guitarra e bateria.
Segundo os organizadores, o município de Pelotas sediará o Festival em função de sua grande importância histórica no cenário cultural da América do Sul, pela facilidade de logística e pela existência de equipamentos culturais, como teatros e universidades. A ideia é tornar esta primeira edição, um marco, abrindo portas para que outras se realizem e desta forma inserir o Município, definitivamente, na rota dos grandes festivais de música, como ocorre atualmente com os estados de São Paulo (Campos do Jordão), Santa Catarina (Jaraguá do Sul), Minas Gerais (Poços de Caldas), e as cidades de Curitiba, Brasília e outras.
O I Festival Internacional Sesc de Música será realizado em parceria com a Prefeitura de Pelotas, Unisinos, Expresso Embaixador, Conservatório de Música da UFPel e Sociedade Pelotense Música pela Música, entre os dias 06 e 19 de fevereiro.
Fonte: pelotas.com.br
Editor, gestor de conteúdo, fundador do ecult. Redator e pretenso escritor, autor do romance Três contra Todos. Produtor Cultural sempre que possível.