Novos Bichos do Projeto Mar de Dentro


Foto: Vinícius Costa/Satolep Press

Criatividade e concentração são alguns dos ingredientes presentes no primeiro encontro entre a equipe de trabalho e os artesãos da região sul, que participam desde ontem(16) das oficinas de qualificação do Bichos do Mar de Dentro, em Pelotas. Os grupos de artesãos dos municípios de Camaquã, Rio Grande, Pelotas, Piratini, São Lourenço do Sul, São José do Norte e Arroio Grande chegaram na manhã de ontem, no Cenáculo, onde permanecem até sábado(20). Ontem a coordenação do projeto e integrantes da equipe estiveram reunidos para ajustar os últimos detalhes das atividades a serem desenvolvidas durante a semana, entre elas a criação das novas peças da coleção e a produção do DVD interativo com uma estória infanto-juvenil que estímula a preservação ambiental.

Foto: Vinícius Costa/Satolep Press
Foto: Vinícius Costa/Satolep Press

O maestro Sérgio Sisto apresentou a equipe que estará acompanhando as oficinas de musicalização e o processo de preparação dos artesãos, inclusive utilizando técnicas de teatro para incorporação dos personagens, orientadas pelo ator Igor Simões. De posse do roteiro da estória, escrito pela jornalista Maria Emília Kubrusly, o maestro sugeriu a criação de um trilha personalizada para o DVD. A partir das 14h os artesãos estarão participando da primeira oficina de musicalização. “No sábado entraremos para o estúdio para fazer as gravações”, complementa Sisto. O roteiro da estória é formado por 15 capítulos e contempla 13 personagens, em uma aventura que começa em São Lourenço do Sul e guarda grandes emoções. “O viés da estória é a preservação ambiental e através da personagem principal este tema é estimulado durante o roteiro”, explica Maria Emília. Após a finalização do trabalho os livros terão ficha catalográfica e serão enviados ao Sistema Estadual de Bibliotecas e Biblioteca Nacional. “A ideia deste projeto é despertar através dessas artes a presevação desses bichos”, complementa o designer carioca, Renato Imbroisi, um dos “pais” do projeto Bichos do Mar de Dentro.

O projeto Bichos do Mar de Dentro foi criado em 2006 pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), e este ano recebeu via Lei Rouanet, o aporte de R$ 200 mil em recursos do Instituto Votorantim, através da Fibria. O cronograma de ações contempladas pela verba se estende até janeiro de 2011 e além da criação de novos produtos da coleção prevê a participação em feiras nacionais e a produção de material educativo. A equipe do projeto é coordenada pela Lahtu Sensu Administração Cultural em parceria com o Sebrae.

Joana Porto Bendjouya
Jornalista – MtB: 13896
SATOLEP PRESS