Curtas de alunos concorrem na Mostra Gaúcha do Festival de Gramado


Foto: Divulgação DP
Foto: Divulgação DP

Um hiato de quase cem anos separa os dois principais focos de produção cinematográfica em Pelotas. O início dessa história tem seu marco em 1813, com o mais antigo filme brasileiro de ficção, Os óculos do vovô, realizado por Francisco dos Santos em solo pelotense. Dos projetos executados pela Guarany Filmes até o começo dos anos 2000, a produção de cinema no município ficou praticamente estagnada. Voltaria a ganhar fôlego com a Moviola Filmes, produtora criada em 2007, cujo currículo, somado aos projetos do curso de graduação em Cinema e Audiovisual da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), proporcionaram um novo e promissor momento para a sétima arte na região.

O trabalho dos estudantes tem obtido cada vez mais destaque em congressos, festivas e mostras, colocando seus nomes e a cidade em âmbito nacional. Na edição deste ano do Festival de Cinema de Gramado, três curta-metragens produzidos por acadêmicos do curso da UFPel participam da Mostra de Curtas Gaúchos, com exibição privilegiada – além de concorrer aos mais diversos prêmios técnicos.

O Diário Popular conversou com os jovens diretores dos três filmes a respeito da realização dos vídeos, o por quê de ser selecionado para o festival e, também, sobre o mercado para quem aposta em viver do Cinema. Confira na edição impressa do jornal nesta quinta-feira (19).

Fonte: pelotas.com.br
Por: Max Cirne