Ato de abertura da II Semana Cultural da Catedral teve abraço ao templo e orquestra Notas de Esperança.
Muitos braços, diferentes gerações e um só desejo: preservar a Catedral Metropolitana São Francisco de Paula. Com esse gesto coletivo a cerimônia de abertura da II Semana Cultural da Catedral traduziu o conceito do evento, que se estende até domingo(24).
O pároco da Catedral, padre Luis Boari lembrou que a trajetória de preservação deste importante patrimônio, passa pelo empenho de muita gente e demanda dedicação permanente.
A representante da Comissão de Restauro da Catedral, Marlene Mendonça, fez um retrospecto do grupo, que atua há décadas, mobilizando a comunidade em ações contínuas. Um dos momentos emocionantes foi protagonizado pela estudante do quinto ano do Instituto São Benedito, Benhara Soares dos Santos, que leu a “Carta à Catedral”, resultado das impressões do grupo que participou das ações de educação patrimonial do projeto Portas da História.
O ato contou ainda com a brilhante atuação da orquestra Notas de Esperança, do Instituto de Menores Dom Antônio Zattera.
DIÁLOGOS – Hoje(19) acontece a primeira roda de conversa cultural, chamada de “Diálogos na Catedral”. A partir das 17h o secretário de cultura Giorgio Ronna estará falando sobre “Tombamento”, no Salão São José, anexo ao prédio da igreja.
O encontro é aberto ao público e os interessados em saber mais sobre este importante processo, podem participar gratuitamente. No ano passado o prédio da Catedral foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) como parte do Conjunto Histórico de Pelotas.
A partir das 14h acontecem atividades de recreação infantil com Vida Ativa, em frente ao prédio da igreja. No interior, as visitas guiadas são gratuitas, além da exposição sobre o restauro do quadro de Visconde de Jaguari e do processo de educação patrimonial do projeto Portas da História. Confira a programação da semana no Facebook.
Fonte: Satolep Press
A Satolep Press trabalha com profissionais diferenciados, atuantes no mercado gaúcho, e com ampla experiência em produção de conteúdo, fotojornalismo, projetos culturais, empresariais e coberturas jornalísticas. O time de sócios é formado por Gabi Mazza, Nauro Júnior e Vinicius Peraça.
Faça um comentário