No dia 8 de agosto Diego Petrarca lança seu novo livro de poemas, Cada Coisa, no Kerouac Rock Pub, às 20h30min. Escrito entre 2006 e 2012, o livro reúne 64 poemas, divididos em cinco partes.
“O roteiro deste livro (a seleção e a disposição dos seus poemas) revela e comprova, no que já é notório na biografia de seu autor, uma densidade única e simples e raramente descoberta em alguém que não negligencia a tradição e a inquietação contemporânea e ainda assim se proponha a uma dicção própria e madura, a um seguro e sólido e passo além”, afirma Paulo Scott que coloca Diego entre os melhores poetas brasileiros desta geração.
Fabrício Carpinejar escreve na orelha do livro que, em Cada Coisa, Diego faz uma poesia transparente: quase toada, com repetições e aliterações e abundância de rimas, que renovam o gosto dos ouvidos para uma literatura musical. Uma poesia toda refrão, externando o interior do cotidiano, espumando sutilezas. Enfurna-se na repetição – que julgamos equivocadamente como rotina e tédio – pelo exercício da gentileza, da compreensão dos limites, do aperfeiçoamento das dúvidas recorrentes. Com influência de Caetano e dos concretistas, de Manuel Bandeira e Gullar, o que sobra é uma voz grafitada, incontornável, que se derrama pelas vogais.
Diego Petrarca, natural de Porto Alegre, publicou três livros independentes: Nova Música Nossa (crônicas) 1998, Mesmo (poesia) 2003, Via Cinemascope (poesia) 2004, e a edição-xeróx, Banda (poesia) 2002. A editora Athy publicou Vento & Avenca (haicais) 2012. Integrou mais de 11 antologias por editora convencional. Publicou textos e poemas em jornais e revistas. Trabalha em projetos literários: leitura em público, produção de eventos e jornalismo literário. É professor de literatura e ministra oficinas literárias em órgãos de cultura em Porto Alegre. Neste ano, que mal chega ao meio, participou de antologias, recebeu a Comenda Lobo da Costa – Partenon Literário, teve poema seu publicado na edição especial da Vox-2 – IEL, participou como mediador de uma das mesas da 5ª FestiPoa Literária, teve o livro Hai-cábulos, em parceria com Andreia Laimer, selecionado para publicação pelo projeto Dulcineia Catadora edições, teve um poema musicado em um projeto de Milongas Urbanas e apresenta, nas sextas-feiras o programa PutzPoesia, da Rádio web Putzgrila, ao lado de Fernando Ramos.
Cada Coisa
Editora Multifoco – selo futurArte
Simmer & Amorim Edição e Comunicação Ltda.
Av. Mem de Sá, 126, Lapa
Rio de Janeiro – RJ
CEP 20230-152
98 páginas
Preço: R$ 30,00
À venda: Livraria Multicultura, Site da editora Multifoco, Livraria Cultura, Bamboletras e Palavraria
Lançamento dia 8 de agosto, às 20h30min
Kerouac Rock Pub – Joaquim Nabuco, 381 Cidade Baixa. Porto Alegre.
Fonte: Bebê Baumgarten/BD Divulgação
Editor, gestor de conteúdo, fundador do ecult. Redator e pretenso escritor, autor do romance Três contra Todos. Produtor Cultural sempre que possível.