Enquanto aguarda o início dos Jogos Escolares do Rio Grande do Sul (Jergs), a equipe de xadrez do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul), campus Pelotas, intensifica seu trabalho de preparação visando à etapa municipal da competição, prevista para maio. Um dos testes mais importantes foi o Torneio Internacional da Festa da Uva, realizado nos dias 6 e 7 de março, em Caxias do Sul.
Com 290 competidores inscritos, o evento na serra gaúcha contou com a participação de 12 grandes mestres do xadrez mundial, entre eles, os brasileiros Mequinho, Vescovi, Milos, Rafael Leitão e André Diamant. Os campeões gaúchos de 2007 e 2009, Allan Gattass, de Pelotas, e Paulo Sérgio Oliveira, de Rio Grande, respectivamente, além de mestres internacionais e da Federação Internacional de Xadrez (FIDE), também prestigiaram o torneio, vencido pelo ucraniano Vasily Ivanchuck.
O IFSul participou com uma equipe de sete enxadristas: Anderson Martins, Roger Minks, Rafael Neves, Mailson Solonet, Taniely Bório, Lucélia Langone e Thuany Campello. Já os alunos que não atuaram em Caxias do Sul ficaram atentos às partidas, observando as estratégias utilizadas pelos jogadores dos mais diversos níveis.
Para o professor Rony Soares, a participação no evento foi um teste importante na etapa preparatória para o Jergs.
“Neste torneio da Festa da Uva, nossos enxadristas conheceram uma nova dimensão do xadrez, muito maior do que aquela que eles estavam acostumados. O desafio os levou a buscar novos conhecimentos a fim de aprimorar o seu desempenho, principalmente em nível de jogos escolares, que é o foco”, avalia Soares, que pretende, ainda no primeiro semestre, promover eventos internos para incrementar a preparação para o Jergs.
Se passarem pela etapa municipal, os enxadristas do IFSul disputarão a regional, em julho. Caso também saiam vitoriosos, estarão credenciados para a fase estadual, marcada para setembro.
Fonte: www.ifsul.edu.br
Editor, gestor de conteúdo, fundador do ecult. Redator e pretenso escritor, autor do romance Três contra Todos. Produtor Cultural sempre que possível.